Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de não deixar o seu computador atingir o limite de armazenamento em disco, podendo trazer problemas no desempenho do seu computador.

Com o tempo de uso, alguns arquivos e aplicativos que não são muito utilizados, acabam acumulando espaço no disco e acaba afetando o desempenho do equipamento e apresentando problemas, como travamentos e lentidões. Ao atingir o limite máximo pode ocorrer uma parada inesperada no funcionamento do computador, e interrompendo a execução de tarefas. Abaixo segue algumas dicas que podem te auxiliar para que você tenha mais espaço em seu computador.

  • Desinstale programas não utilizados: Em muitos casos, podem existir programas instalados no seu computador que você possa ter utilizado em algum momento no passado, ou que utilizou apenas uma vez e não precisou mais. Essas instalações geralmente podem ocupar uma grande quantidade de espaço de em disco. Você pode consultar a lista de programas instalados acessando o painel de controle, e em seguida, acesse a opção “Programas e Recursos” (Ou “Desinstalar um programa”)

Irá aparecer uma lista com todos os programas instalados no seu computador, e informações complementares, como a data da instalação e o tamanho que está ocupando:

Você poderá selecionar o programa que deseja remover e clicar em Desinstalar.

  • Excluir arquivos temporários do computador: O Windows gera arquivos temporários, que acaba acelerando o carregamento de aplicações do sistema, mas em muitos casos, conforme o tempo passa, esses arquivos acabam consumindo muito espaço em disco, que acaba causando lentidão no computador. Você pode efetuar esta limpeza pelo próprio Windows, basta clicar com o botão direito do mouse no Menu iniciar, e clicar em configurações:

Em seguida, clique em Sistema, e depois em Armazenamento, ele irá mostrar as informações sobre o(s) seu(s) discos e a quantidade de arquivos temporários:

liberar espaço em disco

Ao clicar em arquivos temporários, o Windows irá carregar algumas informações sobre os dados armazenados no seu computador, e o que está ocupando espaço:

temporários espaço em disco

Sendo assim, basta selecionar algumas das categorias que deseja e clicar em remover arquivos.

  • Realizar um upgrade de disco para aumentar a capacidade de armazenamento: Não sendo possível liberar espaço em disco, para que o computador tenha um melhor desempenho e que seja possível salvar mais arquivos, é importante verificar a possibilidade do aumento da capacidade de armazenamento do computador, fazendo a aquisição de um disco maior.

Você viu como liberar espaço em disco do seu computador.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel