Sempre que surge uma nova tecnologia de internet, é importante estarmos alinhados ao que ela traz de diferente, e o mais importante, a sua compatibilidade com os dispositivos. Neste artigo trataremos sobre o Wi-fi 6e, nova tecnologia de Wireless que chegou recentemente ao Brasil.

O Wi-fi 6e é um avanço da tecnologia 6, que trabalha com uma maior velocidade de transmissão de dados e comporta mais dispositivos conectados simultaneamente, além de permitir uma conexão mais rápida, esta tecnologia abrange mais segurança e confiabilidade em conexões de grande porte, como shoppings, aeroportos etc.

Para saber mais sobre o Wi-fi 6, acesse: O que é o Wi-Fi 6? – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia

Partindo para a funcionalidade, o Wi-fi 6e trabalha com frequências maiores (6Ghz), comparado as frequências tradicionais de 2,4Ghz e 5Ghz.  Essa frequência mais alta traz uma maior capacidade na transmissão de dados melhorando significativamente a velocidade da conexão, portanto caso a rede tenha muitos acessos simultâneos, ela não sofrerá instabilidade, trazendo assim uma experiência mais suave para o usuário. Além de todos estes recursos, esta rede traz uma segurança ainda maior que as anteriores, pois trabalha com criptografias mais fortes e autenticações de dispositivos mais rigorosos.

Wifi 6E

No entanto, para poder ter estes recursos é preciso ter componentes compatíveis, tanto nos equipamentos da rede como roteadores ou switches, quanto nos dispositivos dos usuários, sejam eles Smartphones, Tablets ou Notebooks. Pelo fato da rede ter uma compatibilidade mais limitada, estes equipamentos tendem a ter seus custos mais elevados.              

Em resumo o Wi-fi 6e veio para estabilizar as conexões Wireless e melhorar a experiência do usuário que tende ainda mais a usar redes sem fio. Trazer isso para sua empresa pode ser um diferencial, pois o uso de conexões wireless será cada vez mais comum e, com o passar dos anos, os cabos de rede não serão mais utilizados, já que atualmente muitos notebooks são vendidos somente com acesso ao wi-fi. Mas é sempre importante estar atento aos pontos que foram citados, como custo-benefício e compatibilidades dos dispositivos.