O Wi-Fi 6 será a próxima geração de rede sem fio. Ela proporcionará um salto gigantesco na velocidade e agilidade gerais do Wi-Fi.

Por aceitar mais dispositivos do que as redes atuais, ele também ajudará os clientes a maximizarem o desempenho da rede, possibilitando aplicações que exijam um tráfego de dados mais robusto.

O que as pessoas procuram no Wi-Fi?

– Latência: Ou tempo de atraso nas redes Wi-Fi, que pode resultar em experiências problemáticas ao jogar e instabilidade em áudio e vídeo.

– Desempenho: Que interfere nos tempos de espera quando, por exemplo, você faz upload ou download de um filme ou de algum outro arquivo grande.

– Densidade: Ou o número de dispositivos nas redes. Quanto mais dispositivos, melhor precisará ser a rede.

– Segurança: Um aspecto cada vez mais importante. As pessoas necessitam dos mais recentes recursos de segurança para proteger suas redes e seus dados.

Conheça mais sobre redes corporativas aqui.  

A evolução

Nos últimos anos, foram implantadas diversas versões do padrão Wi-Fi, até chegar no Wi-Fi 6. Veja abaixo a evolução durante o tempo, com seus respectivos códigos (padrões) e gerações.

1999: 802.11b (Wi-Fi 1)

1999: 802.11a (Wi-Fi 2)

2003: 802.11g (Wi-Fi 3)

2007: 802.11abgn (Wi-Fi 4)

2013: 802.11ac (Wi-Fi 5)

2019: 802.11ax (Wi-Fi 6)

Como percebemos, ocorreu uma mudança nos nomes do padrão Wi-Fi. Um nome de geração muito mais simples foi agregado à complicada convenção de nomenclatura 802.11.

Agora, em vez de falar sobre os recursos da “802.11ac comparados aos da 802.11ax”, basta mencionar “Wi-Fi 5 vs Wi-Fi 6”.

Maior duração da bateria com o Wi-Fi 6

Um novo recurso ” Target Wake Time ” (TWT) significa que seu smartphone, laptop e outros dispositivos habilitados para Wi-Fi 6 também devem ter uma vida útil mais longa da bateria.

Quando o ponto de acesso está se comunicando com um dispositivo (como o seu smartphone), ele pode dizer ao dispositivo exatamente quando colocar o sinal Wi-Fi em suspensão e quando ativá-lo para receber a próxima transmissão.

Isso economizará energia, pois significa que o sinal Wi-Fi pode passar mais tempo no modo de suspensão. E isso resulta em uma maior duração da bateria.

Altas demandas

Tecnologias emergentes como IoT, vídeos 4K / 8K HD e Realidade Aumentada (AR) / Realidade Virtual (VR) impõem requisitos de alta largura de banda e baixa latência para redes Wi-Fi.

Além disso, o número de terminais de acesso (incluindo terminais IoT) nos cenários de escritório e de negócios cresce exponencialmente. Os padrões e produtos Wi-Fi existentes estão enfrentando grandes desafios para dimensionar a capacidade da rede e a largura de banda para atender essas demandas crescentes.

Como sempre, o último padrão Wi-Fi oferece velocidades mais rápidas de transferência de dados. Como comparação, se você estiver usando um único roteador Wi-Fi, a velocidade potencial máxima deverá ser 40% maior com o Wi-Fi 6 em comparação ao Wi-Fi 5.

O Wi-Fi 6 realiza isso por meio de codificação de dados mais eficiente, resultando em maior rendimento. Principalmente, porque os dados são compactados nas mesmas ondas de rádio. Os chips que codificam e decodificam esses sinais ficam cada vez mais poderosos e podem lidar com o trabalho extra.

Ele proporciona um desempenho incrível, inclusive em ambientes densos e hiperconectados. A Intel anunciou que ele melhorará a velocidade média de cada usuário “pelo menos em 4x” em áreas congestionadas com muitos dispositivos conectados.

Leia também: Fim do suporte ao Windows 7

Mais melhorias com o Wi-Fi 6

O novo padrão também melhorou o MIMO – Entrada múltipla / Saída múltipla. Isso envolve várias antenas, que permitem que o ponto de acesso fale com diversos dispositivos ao mesmo tempo.

Com o Wi-Fi 5, o ponto de acesso pode conversar com dispositivos ao mesmo tempo, mas esses dispositivos não podem responder ao mesmo tempo. O Wi-Fi 6 possui uma versão aprimorada do MU-MIMO – (Multiusuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla) que permite que os dispositivos respondam ao ponto de acesso sem fio ao mesmo tempo.

Como sempre, o remetente e o destinatário precisam oferecer suporte à última geração de Wi-Fi para que você tenha vantagens. Em outras palavras, se você quiser o desempenho do Wi-Fi 6 no telefone, precisará de um roteador sem fio (ponto de acesso) e de um smartphone compatível com este padrão. Se você conectar um notebook compatível apenas com Wi-Fi 5 ao seu roteador Wi-Fi 6, essa conexão específica funcionará no modo mais antigo. Mas seu roteador ainda pode usar o Wi-Fi 6 com seu telefone ao mesmo tempo.

A expectativa é que os primeiros equipamentos com Wi-Fi 6 sejam certificados no final de 2019. Mas, claro, o padrão só deve se tornar popular mais para frente.