Para que a sua empresa tenha resultados, é necessário investir em tecnologia e em ferramentas que possam facilitar e melhorar os processos realizados. A melhoria na comunicação é um fator muito importante que pode beneficiar o fluxo de trabalho. Você sabe quais as vantagens que o VoIP pode trazer para a comunicação da sua empresa? Saiba um pouco mais sobre essa ferramenta e quais os motivos para utilizar Voip nas empresas.
O que é o VoIP?
VoIP é a abreviação de Voice over Internet Protocolos, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP. Basicamente, ele transforma as chamadas telefônicas em dados digitais, transmitindo esses dados através da internet.
Por que usar VoIP?
Junto com a inovação, essa é a palavra que melhor representa o cenário corporativo atual. Para garantir sobrevivência e crescimento no mercado é necessário otimizar os processos, produtos, serviços e pessoas. Em outras palavras: Não dá para ficar gastando dinheiro à toa.
Assim chega o VoIP como uma inovação e um forte aliado das empresas e dos empresários que procuram tirar o máximo de proveito de seu orçamento, sem deixar a qualidade e profissionalismo de lado.
Quais as vantagens para utilizar Voip nas empresas
Além da redução de custos, o VoIP trás diversos motivos para utilizar voip nas empresas.
Com a pandemia do Corona Vírus, muitas empresas correram atrás dessa solução que vêm crescendo cada vez mais no mercado.
Veja abaixo algumas vantagens da utilização do VoIP:
Facilidade na instalação
Como não há necessidade de hardwares e de cabeamentos, a instalação do VoIP acaba sendo simples de realizar, assim não é necessário ter um PABX em sua empresa, nem cabos para ligar em todos os telefones, toda a estrutura pode estar na nuvem e depender apenas da internet para isso.
Escalabilidade
Caso a empresa cresça e precise de um número maior de ramais, a mudança pode ser feita muito mais rápida, sendo necessário apenas alterar a licença ou somente acrescentar mais ramais na configuração do produto utilizado.
Mobilidade
Esse é um dos fatores que quando houve o surto do Corona Vírus fez muitas empresas entender que o VoIP é realmente necessário em qualquer tipo de empresa, independente do ramo ou porte da mesma. Com o VoIP é possível manter o contato com os seus clientes onde estiver, até mesmo do outro lado do mundo, basta ter uma conexão com a internet e as chamadas são direcionadas até você.
Diversidade
O VoIP trás contigo diversos meios para utilizar o telefone, é possível utilizar em aplicativo do computador, navegador web, celular ou no próprio telefone IP.
Redução de custos
Como já foi falado anteriormente, esse é uma das principais vantagens que fazem as empresas migrar da telefonia tradicional para o VoIP. Através dele é possível cortar gastos com ligações por minutos, tendo o custo somente com o serviço e o pacote mensal de internet que toda empresa já paga. O custo de contratação de linhas e de chamadas a curta e longa distância pode ser eliminado totalmente. Economize até 80% com telefonia usando essa solução.
Sem taxas extras
A maioria das soluções de VoIP são pré-pagos, o que significa que você tem a clareza de saber todos os benefícios que cada plano oferece e quanto irá pagar por eles, sem nenhuma cobrança adicional no fim do mês. Até serviços como mobilidade não são cobrados a mais, você tem total controle de quanto será gasto e pode saber exatamente quais são os serviços que tem à sua disposição.
Recursos extras
O VoIP tem diversos recursos que podem ajudar e facilitar a comunicação da sua empresa. Entre eles estão: transferência de chamadas, chamadas em espera, conferencias de voz e vídeo, chat para enviar mensagens de texto, menu de atendimento automático, ou seja, todos os recursos que teria em uma telefonia tradicional e que poderia ser cobrado à parte mais muitos outros recursos que só é possível com o VoIP.
Aumento de produtividade
É possível realizar reuniões, conferências e até mesmo treinamentos sem a necessidade do deslocamento de funcionários, reduzindo o custo de transporte e gastos com viagens. Isso contribui com o aumento da produtividade dos colaboradores, economizando tempo e otimizando a troca de informações. Através dos recursos oferecidos é possível até mesmo compartilhar documentos e fazer chamadas de vídeos com várias pessoas ao mesmo tempo.
Conclusão
Esses são alguns dos motivos para utilizar voip nas empresas. Como podem ver essa solução veio para acabar com as linhas telefônicas tradicionais, além de reduzir o custo, ela traz junto diversos outros recursos interessantes. Na Ravel utilizamos o 3CX e também oferecemos aos nossos clientes. Fazemos toda a migração seja para um ambiente em nuvem ou em um servidor local, gerenciamento, manutenção, damos treinamentos aos funcionários e também possuímos profissionais certificados nessa solução, se deseja conhecer mais entre em contato conosco.
Saiba mais sobre comunicação unificada: Comunicação Unificada em Nuvem| Ravel Tecnologia