Hoje em dia, a necessidade de trabalhar em qualquer lugar vem aumentando cada vez mais, e para suprir isso a tecnologia é uma aliada a nosso favor. Por exemplo, você sabe o que é VPN?

Esse é um dos recursos tecnológicos que permitem trabalhar em qualquer lugar do mundo, com segurança, acessando a rede da empresa que você trabalha, sem a necessidade de se deslocar até ela. O único requisito necessário é estar conectado à internet.

Afinal, o que é VPN?

Para deixar mais claro o que é VPN, vamos lá: Uma rede virtual privada, ou VPN, é uma conexão criptografada pela Internet de um dispositivo (computador, notebook, tablet ou celular) para uma rede. Também é possível ter essa conexão entre 2 redes. A conexão criptografada ajuda a garantir que os dados sejam transmitidos com segurança e impede que pessoas não autorizadas interceptem o tráfego, ou seja, permite o acesso seguro aos arquivos de trabalho.

O que é VPN

Quais as vantagens da VPN?

Ao falarmos sobre o que é VPN, é preciso ressaltar que a principal vantagem é a segurança que ela proporciona: quando é utilizada, os dados são transmitidos através de um túnel criptografado pela internet, evitando que eles fiquem visíveis para pessoas não autorizadas.

Outra vantagem é a praticidade, depois de configurada em seu computador, com apenas alguns cliques você se conecta à rede da sua empresa, onde é possível acessar os documentos, o sistema ERP e qualquer outro recurso ou dado que esteja na rede local da empresa, sem a necessidade de estar conectado fisicamente a ela. Para isso, é claro que o usuário deve estar autorizado a usar o aplicativo VPN e fornecer um ou mais fatores de autenticação, como senha, token de segurança ou um certificado digital válido.

4 motivos para usar VPN na sua empresa

1- Segurança

É impossível falar sobre o que é VPN e seus benefícios sem mencionar a segurança que ela oferece para as empresas. A informação é um dos maiores bens das empresas, e para garantir que ela seja acessada de qualquer lugar do mundo, sem ser alterada ou visualizada por pessoas não autorizadas, a VPN tem um papel fundamental nisso.

Leia mais: Quais os riscos de vazamento de dados para sua empresa?

2 – Economia


A VPN é um dos métodos mais econômicos para proteção dos seus dados. Por isso, é considerada uma solução viável, simples e também muito eficaz, mesmo que as empresas não façam grandes investimentos. É claro que essa não deve ser a única tecnologia utilizada em uma empresa, porém ela já coloca o seu negócio muito à frente de outros, apenas garantindo a segurança a um preço justo.

3 – Produtividade

Em empresas que já apostaram na transformação digital e que estão colhendo os frutos de um novo modelo de negócio, o uso da internet faz parte da rotina de trabalho em vários departamentos. Isso trouxe questões importantes de segurança para o dia a dia dos funcionários, que podem acabar melhorando a produtividade dentro e fora do escritório.

Sair um pouco da rotina de trabalho é algo que traz muitos benefícios, e através da VPN o funcionário sai daquela rotina de estar no mesmo lugar todos os dias, com as mesmas pessoas, aliviando um pouco o estresse e proporcionando um aumento de produtividade. 

4 – Mobilidade

Por fim, abordar o que é VPN também é interessante para empresas que lidam com trabalho remoto dentro e fora do país — uma realidade cada vez mais comum em negócios digitais. O usuário pode estar na casa dele, no shopping, viajando ou em qualquer lugar do mundo e poderá trabalhar usando uma ponte criptografada entre duas regiões.

O que é VPN

A tecnologia vem evoluindo rapidamente, e no futuro o que também deve sumir, além de empregos obsoletos, é a necessidade que o trabalhador compareça a um local específico para trabalhar. Até o conceito de trabalhar de casa (home office) já é ultrapassado, hoje nós falamos do anywhere office – o escritório está em qualquer lugar, onde você estiver. Mais um motivo que mostra como falar sobre o que é VPN é importante.

Essa ideia está se tornando cada vez mais real no mundo corporativo, e para aproveitar todos os benefícios do uso de uma boa VPN é preciso, em primeiro lugar, firmar parcerias tecnológicas com empresas focadas em eficiência, produtividade e segurança na internet.

Que tal então entrar em contato conosco? A Ravel tem a expertise que você procura, atendemos o mercado corporativo, ofertando serviços para garantir que a tecnologia trabalhe como forte aliada na conquista de resultados e se reflita de forma direta na produtividade e no crescimento do seu negócio.