Atualmente, a tecnologia é um pilar fundamental para o sucesso das empresas, e isso exige que haja uma grande camada de infraestrutura de TI para dar suporte à organização. Por isso, realizar o monitoramento de TI de forma proativa é um passo essencial para garantir que os processos e sistemas estejam sempre disponíveis.

O monitoramento é a melhor opção para as empresas, pois antecipa possíveis problemas e toma medidas preventivas. Com uma equipe de NOC interna ou terceirizada, é possível monitorar servidores, roteadores, firewall, backups, computadores, entre outros dispositivos, constantemente, o que traz maior segurança e tranquilidade para a empresa, sabendo que seus serviços continuarão funcionando e, caso ocorra algum problema, será solucionado rapidamente.

Além disso, a prevenção é o melhor remédio, e ter controle sobre a saúde da infraestrutura de TI assegura o bom funcionamento desta, garantindo a alta disponibilidade dos sistemas e aplicações. Isso traz economia de tempo e redução de custos, além de permitir que a equipe possa focar em outras atividades mais alinhadas com o core business da empresa.

Quais são os benefícios do monitoramento de TI?

Controle: através do monitoramento, é possível ter controle sobre toda a infraestrutura do negócio, garantindo a disponibilidade de sistemas e aplicações.

Redução de custos: a terceirização deste serviço gera redução de custos para a empresa, já que ela não precisa se preocupar com ferramentas, máquinas ou formar equipes internas. Além disso, a garantia de um ambiente sempre disponível evita que o negócio tenha perdas ou prejuízos por conta de falhas no sistema.

Flexibilidade: qualquer área do negócio pode ser monitorada e os serviços podem ser adaptados para cada negócio, garantindo uma solução personalizada.

Ampla visão de negócio: através dos dashboards gerados, é possível visualizar de forma simples qualquer indicador do negócio. Esses dashboards fornecem uma representação gráfica de dados que são coletados e analisados em tempo real, permitindo aos gestores uma melhor compreensão dos processos de negócios e uma visão ampla dos indicadores de desempenho.

Relatórios: os relatórios gerados são realizados no final de cada ciclo. Eles permitem que os gestores entendam o trabalho realizado no período, a utilização dos recursos e projetem ações futuras.

monitoramento de TI

Diferença do monitoramento 8×5 e 24×7 e qual é mais adequado para o seu negócio?

O monitoramento 8×5 significa que os sistemas são monitorados durante o horário comercial padrão, cinco dias por semana. Já o monitoramento 24×7 significa que os sistemas são monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana.

A escolha entre os dois tipos de monitoramento depende das necessidades de negócios de cada organização. Se a empresa depende de seus sistemas funcionando o tempo todo, sem interrupções, então o monitoramento 24×7 é a melhor opção. Isso é especialmente verdadeiro para empresas que têm operações em vários fusos horários e precisam garantir que seus sistemas estejam sempre disponíveis.

Por outro lado, se a empresa opera em um ambiente em que os sistemas não precisam estar disponíveis fora do horário comercial, então o monitoramento 8×5 pode ser suficiente. Além disso, o monitoramento 8×5 pode ser mais econômico do que o monitoramento 24×7, pois requer menos recursos de equipe e hardware.

Em resumo, a escolha entre o monitoramento 8×5 e o 24×7 dependerá das necessidades específicas da empresa, incluindo sua dependência de sistemas em tempo integral, a necessidade de suporte fora do horário comercial e o orçamento disponível para investir em monitoramento.

Conclusão

O monitoramento proativo da infraestrutura de TI é fundamental para garantir a disponibilidade e estabilidade dos sistemas e aplicações em uma empresa. Com uma equipe de NOC interna ou terceirizada, é possível ter controle sobre toda a infraestrutura do negócio, além de reduzir custos e evitar perdas e prejuízos por falhas no sistema. A escolha entre o monitoramento 8×5 e o monitoramento 24×7 dependerá das necessidades específicas de cada empresa, incluindo sua dependência de sistemas em tempo integral, a necessidade de suporte fora do horário comercial e o orçamento disponível para investir em monitoramento. Em resumo, investir em monitoramento proativo de TI é um passo essencial para garantir o sucesso e crescimento de qualquer empresa que dependa de tecnologia para suas operações.

Leitura complementar recomendada: Gerenciamento de Patches e sua importância – Blog – Ravel Tecnologia