Existem muitos riscos cibernéticos que podem nos prejudicar no dia a dia. Dois dos mais comuns são os trojans e adwares. Vamos falar um pouco do que são e como se prevenir.

Adwares

Eles deixam o seu dispositivo cheio de anúncios indesejados. Eles podem aparecer quando você está navegando na internet e podem ser bastante inconvenientes. Esses programas podem ser instalados no seu computador, smartphone ou tablet quando você faz o download de programas gratuitos ou visita sites suspeitos.

Os adwares não são apenas irritantes, eles também podem deixar o seu dispositivo mais lento e até mesmo comprometer a sua segurança. Eles podem abrir portas para outros tipos de vírus além de coletar informações sobre o que você faz na internet, violando a sua privacidade.

Trojans

Os malwares do tipo Trojan são ameaças virtuais que podem comprometer nossos dispositivos eletrônicos. Eles se disfarçam de programas ou arquivos aparentemente inofensivos, enganando os usuários, remetendo ao mítico Cavalo de Tróia. Ao infectar um dispositivo, podem controlar remotamente o computador de um usuário, roubar dados, espionar usuários ou inserir mais arquivos maliciosos no computador da vítima.

Trojans e Adwares

Prevenção

Para evitar esses problemas é importante ter cuidado ao fazer o download de programas ou visitar sites desconhecidos. Além disso, é bom ter um software antivírus atualizado e fazer verificações regulares no seu dispositivo. Assim, você pode aproveitar a internet de forma mais segura, sem ser incomodado por anúncios indesejados.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel

Fique atento aos sinais de infecção, como lentidão no dispositivo, comportamento estranho de programas ou solicitações suspeitas de informações pessoais. Caso suspeite de uma infecção, realize uma varredura completa com o antivírus e remova qualquer ameaça detectada.

Lembre-se também de fazer backups regularmente de seus arquivos importantes em dispositivos externos ou na nuvem, pois isso ajuda a mitigar o impacto de um possível ataque.

Ao adotar práticas seguras e manter-se informado sobre as ameaças virtuais, você fortalecerá a segurança de seus dispositivos, protegendo suas informações pessoais. Nunca subestime a importância de uma abordagem proativa na proteção contra malwares e Trojans.

Dia a dia Ravel

Só nos primeiros meses de 2023 nosso mecanismo antivírus detectou e neutralizou 374.346 ameaças desses tipos nos dispositivos de nossos clientes. Essa gestão ocorre de maneira centralizada e automatizada, economizando tempo dos usuários e otimizando a proteção de todos.