Confesse que de nerd e louco todo mundo tem um pouco. Minha paixão pelo Spotify nasceu pouco depois da sua criação em 2008. Assino a plataforma desde quando ela chegou no Brasil em 2014.

Mas nem somente de música vive o seguidor do Spotify. Uma boa forma de aproveitar a plataforma são seus conteúdos de educação, os chamados Podcasting. 

Sou um fã inveterado deste tipo de conteúdo. Amo os mais diversos assuntos. De Filosofia a notícias do dia a dia. 

Gostaria de apresentar a você neste artigo, um pouco da história desta incrível ferramenta da tecnologia e compartilhar com você uma lista que construí com muito carinho dos principais canais de educação que valem a pena você curtir.

Claro que é bem coisa de nerd ficar ouvindo e aprendendo com o Spotify, mas, como disse no início deste material, de nerd e louco, todo mundo tem um pouco.

DA SUÉCIA PARA O MUNDO 

O Spotify foi lançado oficialmente em 2008, na Suécia. Criada por Daniel Ek e Martin Lorentzon, a empresa assinou, apenas um ano depois de seu lançamento, acordos com a Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group. 

Hoje, o aplicativo é o principal serviço de streaming de música do mundo. O Spotify é um serviço digital que dá acesso instantâneo a milhões de músicas, podcasts, vídeos e outros conteúdos de criadores no mundo todo. 

As funções básicas são gratuitas, como ouvir músicas, mas você também pode fazer upgrade para o Spotify Premium.

Antes do Spotify, a Napster, lançado no fim dos anos 1990 como uma rede de compartilhamento de arquivos, popularizou a pirataria de músicas pela internet, possibilitando o download gratuito de arquivos em formato MP3.

Com sua proibição pelos crimes que cometia, mas grande inovação no modelo de compartilhamento de músicas abriu caminho para anos depois surgir o Spotify.

O valor mensal do Spotify, gera hoje a maior fonte de renda a artistas, cantores e produtores de conteúdo ao redor do mundo.

A revolução deste mercado proporcionada pela plataforma é uma das faces do que chamamos de nova economia.

Tendo sido feita esta breve reflexão histórica, quero compartilhar com você dez podcasts imperdíveis! 

Ouça, curta e comente o que achou.

Boa escuta para ti! 

OS 10 MELHORES PODCASTS DO BRASIL PARA AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS 

NERD CAST

Nerdcast é um podcast brasileiro fundado em 2006, parte do blog Jovem Nerd. É apresentado por Alexandre “Jovem nerd” Ottoni e Deive “Azhagal” Pazos. Está no meio dos Podcasts de maior audiência no Brasil. Em 2019, se tornou mais um dos podcasts do Brasil a alcançar a marca de 1 bilhão de downloads.

CANALTECH

O Canaltech Podcast é o seu diário de tecnologia. Em poucos minutos, fique por dentro das principais notícias desse universo. Mercado de TI, jogos, curiosidades, dicas e comentários sobre tudo aquilo que as pessoas conectadas precisam saber.

NERD SHOW

Nerd Show aborda, habitualmente, temas nostálgicos dos anos 80 e 90 como jogos, desenhos, curiosidades e histórias que fizeram sucesso. Nerd Show, que conta com mais de 1,2 milhão de inscritos trás com diversão e inteligência muito conhecimento geek. 

NERD CURSOS

Esse podcast trabalha diversos temas, desde Literatura até Ecologia. No entanto, a disciplina base do “Nerd Cursos” é a Biologia. Você pode ouvir sobre biomas brasileiros, como a Caatinga, mas também aprender sobre a geografia e a história do local.

ESCRIBA CAFÉ

Escriba Café é mais do que um podcast  é uma experiência. Cada programa apresenta um show de produção, com sonoplastia criativa e imbatível e uma apresentação impecável, além de ser produto de uma pesquisa detalhada.

Os temas são sempre sobre mistérios da humanidade, história do Brasil e do mundo e curiosidades. Experimente ouvir os episódios sobre a Segunda Guerra Mundial e entenda como esse podcast é capaz de capturar a sua atenção.

POLITIZE

“Politize” é uma das maiores plataformas de educação política do Brasil e conta com um podcast que debate e ensina os ouvintes sobre política de forma divertida e objetiva. Os criadores têm como missão formar cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.

Os programas apresentam variados temas da política brasileira e mundial. A linguagem utilizada é didática, fácil e concisa.

XADREZ VERBAL

Esse podcast fala sobre o cenário político nacional e internacional, atualidades e história, mas não apenas de forma informativa. Os episódios abordam o que acontece no mundo de maneira crítica; por isso, são mais aprofundados, além de recapitular fatos históricos. Em um mesmo programa, você pode ouvir sobre a América Latina, a Europa e o Irã, por exemplo.

A publicação é semanal, e vale a pena prestar bastante atenção nos dados estatísticos e históricos. Eles podem auxiliar muito na hora de passar credibilidade nos argumentos da redação.

APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

O “Aprenda inglês com música” apresenta um conteúdo mais focado nos estudantes que estão entre o nível iniciante e o intermediário. Durante os episódios, a professora Milena escolhe uma música e faz um trabalho de tradução da letra.

Além de explicar para os ouvintes o que está sendo dito na canção, ela também faz diversos comentários sobre a estrutura, o vocabulário e a pronúncia. Os podcasts são curtos, com duração média de 20 minutos.

CAFÉ DA MANHÃ

Estudar à noite é uma realidade na sua vida? Então, comece o dia bem informado com o “Café da Manhã“. O programa é atualizado diariamente e é uma parceria entre a Folha de S.Paulo e o Spotify.

Apresentado por Magê Flores e Rodrigo Vizeu, o podcast discute as notícias mais importantes do dia com alguns programas especiais sobre assuntos específicos. Ele nunca deixa de transmitir as principais informações para o seu dia começar com muito conhecimento antes de você terminar o seu café da manhã.

RESUMOCAST

O ResumoCast é uma nação de leitores, empreendedores e pessoas que têm o desejo de se tornarem melhores através dos grandes livros de empreendedorismo. Eles resumem e debatem semanalmente os melhores livros de negócios, e você pode escutar quando quiser no Spotify, iTunes, YouTube, entre outros canais.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário como também sua dica de conhecimento através do mundo dos podcastings.

Veja mais em: Viver com Tecnologia – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia