A ABERTURA DAS INSEGURANÇAS TECNOLÓGICAS

Se você está à frente de uma empresa ou mesmo faz parte como colaborador de uma, sabe o que é ter inseguranças tecnológicas ou as paradas por causa de algum dano relativo a invasão dos sistemas, roubo de dados, perda de backups ou mesmo a criptografia do servidor.

No passado todas estas situações eram apenas cenas de filmes. Nos dias atuais, todos nos sabemos que isso é uma preocupação do dia a dia. O mais complicado é que muitas empresas não estão nem um pouco preparadas e quando uma destas inseguranças tecnológicas ocorrem, o prejuízo é enorme e pode até falir uma empresa.

Muitos usuários podem inadvertidamente introduzir diversas vulnerabilidades em uma empresa quando se trata da segurança de dados e sistemas.

Relacionei, algumas das vulnerabilidades mais comuns associadas a falta de políticas de segurança ou uma empresa focada em minimizar estas falhas. Saiba que a Ravel pode ajudar você, mas antes, quais pontos você deve estar atento.

inseguranças tecnológicas

AS FALHAS MAIS COMUNS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Senhas fracas: Senhas simples, previsíveis ou compartilhadas podem facilitar o acesso não autorizado a contas e sistemas. Troca com frequência sua senha e crie senhas fortes.

Falta de autenticação em dois fatores (2FA): A ausência de autenticação em dois fatores torna as contas mais suscetíveis a invasões.

Phishing: Os usuários podem ser enganados por e-mails, mensagens ou links maliciosos, expondo informações confidenciais. O Brasil detém o recorde mundial de fraudes neste modelo. Atenção a todo email recebido.

Desatenção a atualizações de segurança: Ignorar atualizações de sistema e software pode deixar sistemas vulneráveis e expostos. Na Ravel, podemos ajudá-lo a manter sua estrutura de tecnologia atualizada sem a ação do usuário. Vale a pena conhecer.

Compartilhamento inadequado de informações: Compartilhar dados confidenciais inadvertidamente ou sem autorização pode causar vazamentos de informações.

Uso de dispositivos não autorizados: A utilização de dispositivos pessoais não autorizados na rede corporativa pode introduzir riscos de segurança.

Falta de conscientização em segurança: Usuários que não estão cientes das melhores práticas de segurança podem agir de maneira negligente.

Acesso não autorizado a informações confidenciais: Os funcionários podem acessar dados sensíveis sem autorização, seja intencional ou acidentalmente.

Download de software não confiável: Baixar aplicativos ou software de fontes não confiáveis pode resultar em malware ou vulnerabilidades.

Ação impulsiva: Tomar decisões precipitadas, como abrir anexos desconhecidos, pode expor a empresa a ameaças.

Armazenamento inadequado de informações: Deixar informações sensíveis em locais desprotegidos, como post-its ou documentos físicos, pode ser um risco.

Acesso a dados de terceiros: Fornecer acesso a terceiros sem uma revisão rigorosa de segurança pode abrir portas para ameaças.

inseguranças tecnológicas

COMO REDUZIR AS inseguranças tecnológicas da minha empresa

Para mitigar essas vulnerabilidades, as empresas devem investir em treinamento de conscientização em segurança, implementar políticas de segurança sólidas, adotar medidas de autenticação robustas e monitorar de perto o uso de sistemas e dados.

Além disso, é fundamental manter sistemas e software atualizados e realizar auditorias regulares de segurança. Uma empresa pode se proteger contra as vulnerabilidades comuns causadas pelos usuários implementando uma série de medidas de segurança. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

Treinamento em Conscientização em Segurança: Realize treinamentos regulares para conscientizar os funcionários sobre as ameaças de segurança, práticas recomendadas e como reconhecer ameaças, como phishing.

Políticas de Segurança: Estabeleça políticas de segurança claras e comunicativas. Isso deve incluir diretrizes para senhas seguras, compartilhamento de informações e uso de dispositivos pessoais na rede corporativa.

Autenticação Multifatorial (MFA/2FA): Implemente a autenticação multifatorial (MFA/2FA) em todos os sistemas críticos para adicionar uma camada adicional de segurança.

Atualizações e Patches: Mantenha sistemas operacionais e software atualizados com as últimas atualizações e patches de segurança para corrigir vulnerabilidades conhecidas. Consulte a Ravel como estas automatizações e outras mais podem ser implementadas em sua empresa.

Restrições de Acesso: Limite o acesso de usuários a sistemas e informações, fornecendo apenas as permissões necessárias para realizar suas funções.

Monitoramento de Atividades: Implemente sistemas de monitoramento de atividades para detectar comportamentos suspeitos ou acesso não autorizado a dados.

Criptografia: Proteja dados confidenciais por meio da criptografia, tanto em trânsito quanto em repouso.

Firewalls e Antivírus: Use firewalls e programas antivírus atualizados para proteger contra malwares e ataques cibernéticos.

Gestão de Dispositivos Móveis (MDM): Se permitir dispositivos móveis no ambiente de trabalho, adote uma solução de MDM para controlar e proteger dispositivos e dados corporativos.

Backup e Recuperação de Dados: Faça backups regulares de dados críticos e estabeleça um plano de recuperação de desastres para minimizar os impactos em caso de incidentes de segurança.

Acesso Remoto Seguro: Se necessário, forneça acesso remoto seguro, como uma VPN, para proteger as conexões fora do local.

Teste de Penetração e Auditorias de Segurança: Realize testes de penetração regulares e auditorias de segurança para identificar vulnerabilidades e pontos fracos no sistema.

Política de Resposta a Incidentes: Desenvolva uma política de resposta a incidentes para saber como lidar com incidentes de segurança e minimizar danos em caso de violações.

Controle de Terceiros: Ao fornecer acesso a terceiros, como fornecedores ou prestadores de serviços, estabeleça controles rígidos de segurança e monitore seu acesso.

Lembre-se de que a segurança cibernética é uma responsabilidade contínua e deve ser incorporada à cultura da empresa.

inseguranças tecnológicas

A RAVEL PODE AJUDÁ-LO A PROTEGER SUA EMPRESA E SUAS INFORMAÇÕES

A tecnologia está sempre evoluindo. Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e atualize suas soluções conforme necessário para permanecer competitivo.

As ameaças evoluem constantemente, portanto, a adaptação e a melhoria contínua das medidas de segurança são essenciais. Além disso, considere consultar um especialista em segurança cibernética para avaliar e melhorar as inseguranças tecnológicas da sua empresa.

Lembre-se de que os investimentos em tecnologia devem ser parte integrante da estratégia geral da sua empresa e devem estar alinhados com seus objetivos de longo prazo. É importante ser cauteloso e buscar orientação quando necessário para tomar decisões informadas sobre tecnologia.

Falando em acompanhamento adequado, conte com a Ravel. Estamos aqui há mais de duas décadas auxiliando milhares de empresas quando o assunto é suporte em tecnologia, gestão da sua área de TI, segurança da informação e as inseguranças tecnológicas que se relaciona ao tema.

Agende um momento conosco, tenho certeza que poderemos ajudá-lo. Forte abraço e até o próximo conteúdo.

Para mais dicas, acesse: Blog Tecnologia – Ravel

tecnologia ao seu favor