Segundo informações do relatório divulgado pela Fortinet (empresa global focada em soluções de segurança) somente o Brasil sofreu cerca de 2,6 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro semestre deste ano.

O aumento do trabalho remoto, aumentou o apetite dos cyber criminosos em buscar brechas de segurança e conseguir ter acesso aos dados das empresas. As tentativas vão desde tentativas de burlar os usuários com envios de links maliciosos, até técnicas mais sofisticadas de buscar “portas abertas” na rede e o uso de “força bruta” para tentar quebrar senhas fracas.

Uma das formas que vem se destacando na tentativa de ter êxito nos ataques cibernéticos é a utilização de arquivos infectados do Office (.DOCX e .XLSX) e PDFs. Os arquivos vem infectados e buscam criptografar os dados do equipamento, para posteriormente pedir um resgate para a liberação dos mesmos.

Como se prevenir de ataques cibernéticos

As empresas precisam ficar atentas e trabalharem em todas as pontas. Desde treinamentos aos usuários sobre melhores práticas, passando por políticas de senhas e acessos, até soluções de monitoramento e prevenção de ataques. Além de ter planos de contingência para eventuais transtornos, pois nunca é possível afirmar que estaremos 100% seguros.

Ataques cibernéticos

Exploramos bastante este tema sobre formas de sequestro de dados e como se prevenir de ataques cibernéticos no artigo: https://ravel.com.br/blog/ja-pensou-como-o-sequestro-de-dados-pode-prejudicar-o-seu-negocio/

E também aprofundamos os benefícios de um Plano de Continuidade de Negócios neste artigo: https://ravel.com.br/blog/plano-de-continuidade-de-negocios/

Proteja-se! E precisando de um apoio técnico especializado para verificar seu ambiente de tecnologia x segurança, consulte nosso serviço de Gestão de TI.