O controle de banda é o processo de monitorar e gerenciar o uso da conexão de internet em sua rede.

É muito comum no trânsito visualizarmos caminhões com uma placa de limite de velocidade de 80km/h ou menos, isto não significa que estes caminhões não cheguem a 120 km/h ou mais, as transportadoras adotam estas ações para minimizar acidentes e garantir a entrega das cargas sem danificá-las.

No mundo digital funciona de forma muito parecida, para garantir a velocidade de banda contratada utiliza-se o controle de banda da Internet, este controle visa garantir maior velocidade para os serviços essenciais e limitar a velocidade para acessos a sites e serviços que utilizem a Internet e são menos importantes.”

Como planejar a contratação de um novo link de internet

“A utilização de recursos como streaming digital, telefonia Voip, backup em nuvem, ERP ’s online acabam levando as empresas a contratar links de Internet com velocidade que muitas vezes ultrapassam os 200Mb/s, em grande parte dos casos não se percebe a melhora na utilização destes recursos e serviços.

Quando isto ocorre normalmente os responsáveis pela TI não conseguem responder para diretoria a causa do problema e acabam perdendo força na captação e aplicação de novos investimentos na área.

A utilização de ferramentas para controle de banda de internet irão fornecer dados necessários para melhor dimensionar qual a velocidade de internet é necessária para estrutura e melhor distribuir os recursos destinados a TI na empresa.

Leia também Controle de acesso à internet é essencial para o aumento da produtividade na empresa

Para saber exatamente quanto de banda cada setor ou usuário está consumindo da empresa é necessário verificar cada byte e cada pacote de tráfego da sua rede. Assim, será possível criar políticas ou regras de gerenciamento baseadas em categorias de acesso – como por exemplo, as redes sociais, de usuários individuais ou de grupos.”