A opção de alterar o status do ramal no 3CX é muito útil pois a mesma permite que os outros ramais do grupo identifiquem, antes de efetuar uma ligação, se você se encontra disponível, ausente, ocupado, em horário de almoço e até mesmo em reunião, facilitando a comunicação e a identificação de uma possível demora ao atende uma ligação. Mostraremos então como alterar o status do ramal no 3CX
Para alterar o status do seu ramal é muito rápido, sendo necessário seguir os procedimentos descritos abaixo:
Versão Cliente Web:
- Acessar o seu ramal pelo navegador da sua preferência, sendo aconselhada a utilização dos navegadores Chrome, Edge e Firefox;
- Após, acessar o seu ramal utilizando o usuário e senha que foram informados no e-mail de boas-vindas;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/image.png)
- Na tela inicial, ir até o canto superior direito onde, por padrão, o ramal é exibido como disponível, e clicar na sexta para que as opções sejam expandidas, conforme a imagem abaixo;
![Como alterar o status do ramal no 3CX](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/image-1.png)
- Após, basta selecionar o status que será atribuído, clicando em cima do mesmo, para que o mesmo seja exibido nos outros ramais, conforme exemplo abaixo;
![alterar o status do ramal no 3CX](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/image-2.png)
Extensão do navegador Chrome:
- Para alterar o status do ramal pela extensão do navegador Chrome é necessário clicar no quadrado localizado no canto superior diretio, o qual é simbolizado, por padrão, pela cor verde, para que as opções disponíveis do ramal sejam exibidas;
![Como alterar o status do ramal no 3CX plugin](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/image-3.png)
- Após, clicar na opção desejada para que o status do ramal seja alterado, conforme imagem abaixo;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/12/image-4.png)
Viu como é fácil alterar o status do seu ramal?
Mais uma dica para você: se atente para não esquecer de alterar o status do seu ramal para disponível, assim que finalizar alguma pausa, reunião, ou retornar do momento de ausência, para não afetar o recebimento de ligações internas e externas.
Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/11/CTA-Sua-empresa-na-nuvem-1024x133.jpg)