Inovações podem parecer difíceis, distantes ou até mesmo inatingíveis. Será? Os avanços tecnológicos têm evoluído de forma tão rápida, que talvez você descubra uma inovação que já se tornou ultrapassada.

A pandemia ajudou a acelerar processos como a automação e a digitalização, permitindo que as organizações olhassem para o novo, adotando novas tecnologias e modificando até o modelo de negócio das empresas. O Livro Gestão do Amanhã (Sandro Magaldi) traz um pouco desta visão das transformações presentes no ambiente corporativo e quais métodos para gerenciá-las, recomendo a leitura. 

Revoluções estão acontecendo em todo o mundo. Essas inovações são suportadas por uma série de avanços tecnológicos, proporcionando agilidade e novos desenvolvimentos de mercado.

Vale lembrar que o efeito da pandemia será sentido por muito tempo, logo a transformação digital continuará. Este desafio não será superado se as empresas não acompanharem as tendências tecnológicas e não se permitirem a olhar pelo novo. Se continuarem olhando para o modelo de negócio tradicional, dificilmente serão competitivas ao longo dos próximos anos.

Olhar para o horizonte e obter novas ideias para melhora do seu negócio ou até mesmo remodelagem do mesmo são fundamentais. A tecnologia avançada continuará a mudar nossas vidas e a maneira como operamos, abrindo enormes oportunidades para negócios em todo o mundo. Outro livro que recomendo é: A Estratégia do Oceano Azul, onde nos apresenta como podemos nos aventurar em mercados e negócios inexplorados, sendo o diferencial e não ser mais um igual a todos.

Neste artigo, vou trazer algumas tendências tecnológicas que já geram e vão gerar ainda mais impactos no mundo.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial já fez muito barulho nos últimos anos, mas ainda assim, ela continua sendo um dos principais desenvolvimentos de tecnologia emergente, pois, os seus impactos significativos sobre como vivemos, trabalhamos e nos divertimos ainda estão em seu início.

A IA agora é bem conhecida por sua presença em reconhecimento de imagem e voz, aplicativos de compartilhamento de passeios, assistentes pessoais móveis, aplicativos de navegação e vários outros aplicativos.

Segundo a Bain & Company, a primeira tendência é a do Edge AI. “Considerada a próxima onda de inteligência artificial, é uma infraestrutura de rede que possibilita que algoritmos de inteligência artificial sejam executados na extremidade de uma rede, ou seja, mais perto ou até mesmo nos dispositivos que coletam os dados”, explica a companhia em comunicado. De acordo com a consultoria, a aceleração do movimento aconteceu principalmente pelas mudanças repentinas no tráfego de rede que acompanharam os bloqueios da covid-19 e a necessidade de trabalhar em casa.  “Os benefícios desta tendência incluem a preservação da largura de banda e o aumento da eficiência ao processar as informações mais perto dos usuários e dispositivos ao invés de enviar esses dados para processamento em locais centrais na nuvem. Ao incorporar IA localmente, os fabricantes podem reduzir os problemas de latência e acelerar a geração de insights, enquanto diminuem o uso e o custo dos serviços em nuvem”, diz. (fonte, exame.com)

Cibersegurança (CyberSecurity)

Não podemos falar que a cibersegurança é uma tecnologia de ponta, no entanto, ela avança no mesmo ritmo que outras tecnologias. Isso devido ao surgimento constantes de novas ameaças no mundo. Atacantes (hackers) mal-intencionados que buscam obter acessos não autorizados aos dados não desistem rapidamente e continuarão pela busca de novas maneiras de burlar as medidas de proteção, logo, se temos atacantes, a defesa se torna parte fundamental na adoção de tecnologias modernas para melhorar cada vez mais a sua estratégia de defesa.

Uma vez que a segurança cibernética continua a proteger contra hackers, logo, ela continuará sendo uma tecnologia de ponta.

Veja mais em: Ameaças Cibernéticas | Tendências 2021 – Blog – Ravel Tecnologia

Quer saber mais se você está seguro? Acesse: Serviço de Análise de Vulnerabilidades | Ravel Tecnologia

avanços tecnológicos

Nuvem Distribuída

De acordo com a Forbes, a Nuvem Distribuída é o caminho do futuro. Com o novo modelo de trabalho remoto, o escopo de nuvem também se torna híbrido. As organizações utilizam recursos de nuvem pública e dados em nuvem privada dentro de suas empresas. Mas a conexão entre as nuvens privadas e públicas é tênue, pois, nuvens públicas e privadas têm abordagens diferentes na utilização, gestão e provisionamento. Com isso, proporciona lacunas de segurança, conformidade, problemas de latência e até governança.

Em resumo, a Nuvem Distribuída é a distribuição de serviços de nuvem pública para diferentes locais, logo, ela permite executar a infraestrutura de nuvem pública em vários locais diferentes – não apenas na infraestrutura do seu provedor de nuvem, mas em data centers de outros provedores de nuvem ou em data centers de terceiros ou centros de colocation – e gerenciar tudo a partir de um único plano de controle.

Conclusão

Neste ano de 2022, essas serão apenas algumas de muitas tendências e desenvolvimentos de tecnologia de ponta que devemos estar antenados. Logo, todas essas tendências se conectarão de alguma maneira. Um ponto bem bacana é que você não terá que pensar sobre qual tendência de tecnologia é a certa para o seu negócio, no entanto, estar antenado sobre esses avanços ampliará sua consciência e lhe dará uma nova visão da tecnologia e segurança ao seu negócio.