A terceirização do suporte de TI pode ser um ótimo negócio para sua empresa. Porém, é importante tomar alguns cuidados para que a experiência não seja traumática. Neste artigo vamos apresentar pontos relevantes para a melhor jornada desta implementação.
Referências
Notamos que verificar os clientes que já são atendidos pelo provável parceiro de suporte de TI traz o ponto de vista de quem realmente utiliza o serviço atualmente. Veja há quanto tempo existe relação entre eles, assim como a satisfação com o atendimento das diversas áreas da empresa: administrativa, técnica e comercial.
Checar se a empresa participa de associações ou grupos empresariais também ajuda a verificar um histórico de comprometimento. Veja mais sobre nossa relação com a nossa região aqui.
Estrutura para o suporte de TI
Ao entender que o suporte de TI atende a uma demanda que pode estar deixando uma parte ou até mesmo toda a empresa inoperante, buscar uma empresa estruturada pode fazer a diferença.
Analise se existe uma equipe dedicada para responder ao primeiro atendimento. Além da disponibilidade, verifique se ela possui equipamentos e recursos para já prestar o suporte.
Ou seja, o cenário ideal é que você tenha canais de atendimento: telefone, mensagens de texto (WhatsApp por exemplo), emails ou portal, que recebam as solicitações e façam a tratativa da demanda.
É necessário, também, já realizar um acesso remoto para o atendimento. É bom evitar precisar de uma ajuda e o técnico estar dirigindo ou em outra atividade que não possa atender com qualidade.
Estratégia preventiva
Uma boa estratégia para minimizar paradas e problemas associados a elas é implementar um planejamento preventivo dentro do escopo contratado no suporte de TI. Ou seja, melhor do que ter um suporte eficiente é nem precisar dele, aproveitando o máximo da produtividade dos seus equipamentos que estarão quase sempre disponíveis.
Para isto, é possível e recomendado a instalação de ferramentas que vão monitorar os sinais vitais dos equipamentos, aplicando periodicamente procedimentos preventivos, além de automações associadas a certos sintomas que tomarão medidas corretivas. Isto diminuirá o risco de paradas e/ou mostrará indícios que facilitarão manutenções programas.
Saiba mais sobre um olhar preventivo neste artigo: Manutenção de computadores – Um olhar preventivo.
Esta estratégia preventiva para o suporte de TI também pode ser expandida para um olhar sobre novas tecnologias e recursos que trarão mais eficiência para a empresa. Desta forma, ter um ciclo de atualização e aplicação de melhorias também tende a trazer mais produtividade ao parque tecnológico.
Relação contratual
Além dos pontos acima, é importante que o contrato entre as partes seja o mais claro e completo possível. Ele precisa conter as regras e acordos previamente feitos na negociação comercial. Pois em caso de eventuais divergências, ele é o documento que será verificado e usado para esclarecimentos.
Alguns pontos adicionais para observar: sobre a confidencialidade das informações que serão acessadas, sobre o não vínculo empregatício, prazos de renovação e limitações.
A Ravel dispõe do serviço de Gestão de TI, onde fornece suporte de TI com foco em prevenção, atendimento e melhorias para as empresas.
Obrigado pelo tempo que investiu nesse post. É realmente útil e interessante de ler!