A cada dia que passa nossa sociedade evolui tecnologicamente e com isso, é natural a progressão no consumo de tecnologia, pois logo que uma nova versão de algum aparelho é lançada, a versão anterior já se torna ultrapassada. Podemos ver isso de forma prática com os aparelhos celulares, vídeo games e computadores, onde essa evolução é constante e rápida.

Com isso, surge uma dúvida: para onde vão todos esses aparelhos que não usamos mais?

De acordo com a revista Forbes, atualmente o Brasil está em 6° lugar, com a produção de 1,5 milhão de toneladas ao ano. O maior produtor de lixo eletrônico é a China, com a produção 7,2 milhões de toneladas ao ano! Isso é muita coisa!!!

E esse lixo é descartado corretamente? Infelizmente a resposta é não. Atualmente no Brasil, apenas 3% desse material é descartado corretamente, mesmo contendo metais recuperáveis e com alto valor, como ouro, prata, cobre, platina e paládio.

Mas se fosse apenas a quantidade não assustaria tanto. O problema maior é que componentes eletrônicos como baterias entre outros, que possuem produtos químicos e metais pesados que podem poluir o solo e atingir lençóis freáticos, contaminando os nossos alimentos que estão sendo plantados, reduz o tempo de vida útil do nosso solo, entre tantos problemas que podem destruir aos poucos a natureza.

A ONU fez um apontamento, onde é possível que em 2050, nosso planeta irá produzir 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico ao ano! Por isso, é importante saber que existem locais corretos para o descarte desse tipo de material.

Agora deve estar se perguntando onde é que poderá descartar seu lixo, e colaborar com a preservação do nosso planeta, certo?

Existe um site, chamado Greeneletron.org.br, onde através dele é possível digitar o seu endereço e encontrar o ponto mais próximo de descarte.
Na tela inicial do site, na opção abaixo, é possível verificar a lista completa do que pode ser descartado, basta clicar em “Acesse a lista completa”

Mais abaixo, é possível localizar onde fazer o descarte, basta clicar em “Pontos de entrega”

E nessa etapa, basta digitar o seu endereço e o raio de distância, para encontrar o ponto mais próximo.

Agora basta levar seus itens a serem descartados!

Com certeza algumas pilhas, aparelhos antigos e um celular velho podem não parecer muita coisa, mas se cada um fizer a sua parte, o impacto poderá ser maior.

Vamos cuidar do nosso planeta! A futura geração com certeza irá nos agradecer!

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.