Ter a surpresa de ficar sem equipamento repentinamente é bem desagradável. Acionar uma assistência técnica para fazer a manutenção de computadores corretivamente acaba sendo a alternativa mais executada. Mas, é a melhor?

O corretivo tende a ficar caro

Ao precisar arrumar um computador rapidamente, você pode buscar uma opção que irá lhe atender no menor tempo possível. Isso faz com que você acabe não se atentando às melhores opções disponíveis ou não aguarde o tempo necessário para que elas sejam acionadas ou cheguem até você.

Esse é um olhar voltado ao custo que você terá com o serviço de manutenção de computadores e as peças utilizadas, mas vale ressaltar que provavelmente o maior impacto será no tempo que uma pessoa ficará sem produzir utilizando o equipamento. Em tempos de otimizar produtividade, ficar sem equipamento sem dúvidas causará transtornos.

Leia também: Serviços Gerenciados de TI e a Competitividade das Empresas

manutenção de computadores

Prevenção em vez de manutenção de computadores aleatórias

Se então partirmos do prisma de que a surpresa de ficar sem o equipamento quando menos se espera, somado ao tempo que se fica sem ele, chegaremos a um olhar de que a prevenção é um objetivo a ser traçado.

Você pode trabalhar a prevenção de maneira mais tradicional, definindo momentos durante a jornada de trabalho para que seja feita uma revisão nos dispositivos (seja física ou nos programas instalados). Esta forma buscará fazer com que os momentos de paradas (das revisões) sejam planejados, diminuindo surpresas e buscando menores incidências repentinas.

Como também pode otimizar a manutenção de computadores com formas mais automatizadas. Como assim? É possível ativar um monitoramento que fica acompanhando os sinais vitais do equipamento em tempo real. E quando o sistema identifica que algo está fora do normal, envia um alerta para a equipe de TI avaliar.

Além de notificar a equipe técnica, é possível deixar automações pré-configuradas para que já atuem em certos tipos de incidentes. Outro ponto é também ativar um sistema preventivo automático para rodar tarefas preventivas periodicamente.

Desta forma a prevenção estará fortemente estruturada. Naturalmente problemas repentinos irão acontecer, mas certamente em quantidade muito menor.

Leia também: Como uma consultoria de TI pode ajudar a prolongar a vida útil de seus computadores com economia.

Alternativas para depender menos dos equipamentos    

Se estamos com uma estrutura com alta capacidade de prevenção, uma evolução é buscar depender menos de um equipamento específico.

Podemos começar este assunto estabelecendo o primeiro passo: você precisa ter equipamentos de reserva/backup. Estes equipamentos ficam pré-prontos para substituir rapidamente uma falha no equipamento principal.

Evoluindo, providencie para que seus sistemas e arquivos não estejam no próprio equipamento. Eles podem estar em um servidor dentro da empresa, na nuvem ou de maneira mista. Naturalmente, o acesso precisa ser feito pensando em aspectos de segurança para que os dados e sistemas sejam acessados somente por quem realmente precisa.

E quanto mais na nuvem estiverem suas informações, mais fácil podemos pensar que você conseguirá ter acessos por dispositivos variados (desktops, notebooks, tablets e celulares) e de qualquer local.

A Ravel poderá lhe ajudar nesta jornada para que a manutenção de computadores não seja algo traumático. Saiba mais sobre Gestão de TI.