As senhas são utilizadas para proteção das informações pessoais, e empresarias, funcionando como uma “barreira” para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso à dados pessoais, restritos e sensíveis.

Elas foram criadas com o objetivo de manter a privacidade de informações que não são consideradas públicas, ou seja, não permitir que qualquer pessoa tenha conhecimento de informações as quais você deseja manter um controle de quem poderá acessar, e até mesmo manipular.

Para garantir toda a segurança necessária, é importante que sejam criadas senhas suficientemente fortes e capazes de evitar que pessoas mal-intencionadas obtenham conhecimento dessa senha e a utilizem para realizar acessos indevidos e roubar informações que causem danos em sua vida, e até mesmo para a sua empresa.

Infelizmente não é possível criar uma senha que seja 100% segura e inviolável, pois existem vários fatores que influenciam na segurança dela, e o fator humano é um dos principais meios responsáveis pelo vazamento de senhas.

Mas por que alguém teria o interesse em descobrir a minha senha?

Por mais simples que uma informação pode parecer ela é capaz de causar vários danos ou, até mesmo, disponibilizar acessos a outras informações que são realmente importantes.

Alguns principais motivos que levam uma pessoa a querer saber a sua senha são:

  • Descobrir com quem você troca e-mails para ter vantagem em casos, por exemplo, de espionagem empresarial, com o objetivo de descobrir os clientes atuais e os que estão em prospecção, novos produtos que estão sendo desenvolvidos, planos estratégicos, e muitas outras informações que façam com que os seus concorrentes obtenham vantagens;
  • Descobrir a senha do seu e-mail principal, ter acesso as opções de recuperação, redefinir essa senha e conseguir ter acesso à outras contas que são vinculadas a esse e-mail, já que grande parte das pessoas costumam utilizar o mesmo e-mail para vincular as contas de redes sociais com os acessos aos bancos;
  • Ter acesso às informações bancárias para realizar transações sem o seu conhecimento, com o objetivo de causar danos financeiros;
senhas seguras

O que preciso fazer para criar uma senha mais segura e evitar acessos indevidos?

Como vimos acima, é praticamente impossível criar uma senha que seja 100% segura e incapaz de ser descoberta, mas é possível criar senhas fortes e que dificultem a sua descoberta.

Abaixo seguem algumas dicas que irão te ajudar a criar senhas fortes e fugir do óbvio:

  • Fuja das senhas óbvias

Ao criar uma senha não utilize sequências de números (Ex: 123456), palavras chaves com sequência de números (Ex: senha@123), não utilize o seu nome junto do ano vigente (Ex: maria2022), não utilize a data de aniversário de pessoas próximas e de datas importantes em sua vida, pois muitas vezes as pessoas buscam descobrir primeiro essas informações antes de tentar qualquer outro tipo de senha;

  • Crie senhas que combinem letras, números e caracteres especiais

Atualmente muitos dos sites mais utilizados, e até mesmo aplicativos, tem como exigência que a senha contenha um número específico de caracteres e que seja composta por combinação de números, letras e caracteres especiais.

Essa exigência é criticada por muitas pessoas por considerar que a senha fica difícil de ser lembrada, mas somente o fato de a senha possuir, por exemplo, oito caracteres e, apenas um deles, ser um caractere especial, já dificulta a descoberta por pessoas não autorizadas.

  • Não utilize a mesma senha para vários acessos

Utilizar a mesma senha para acessar vários sites e aplicativos facilita o nosso dia a dia para que não ocorra o fato de uma senha ser esquecida e haver bloqueios em acessos por tentativas de senhas incorretas, só que isso abre muitas brechas pois, conforme citado anteriormente, ao ter o acesso a senha de um e-mail, por exemplo, a pessoa conseguirá ter acesso a outros sites e aplicativos, alterar a senha dos mesmos e impossibilitar todos os acesso de uma única vez.

Devido a isso o aconselhável é criar senhas diferentes para cada acesso, em especial acessos que contenham informações consideradas sensíveis, como bancos e e-mails empresariais, aumentando assim o nível de segurança.

  • Se atente as informações relacionadas a vazamentos de senhas e informações que circulam pela mídia

Se mantenha atento (a) as notícias que surgem na mídia (televisão, internet, rádio e outras) referente ao vazamento de dados e informações.

Quando esses vazamentos correm e são divulgados o melhor a ser feito é identificar se você utiliza algum acesso, ou serviço disponibilizado por essa empresa, e alterar imediatamente a senha utilizada, para evitar possíveis tentativas de acesso.

Mas e se os meus dados não foram divulgados?

Mesmo assim você deve alterar sua senha, para garantir que os seus dados se mantenham seguros e longe de qualquer acesso indevido pois é melhor “perder” 5 minutos alterando uma senha do que o acesso aos dados que são seus e deveriam estar protegidos.

  • Se atente aos ataques de Phishing que chegam por e-mail e redes sociais  

Sabe aquele e-mail que chega despretensioso em sua caixa de entrada, de um remetente desconhecido infirmando sobre a necessidade de alterar a sua senha, informando que a sua caixa de entrada está cheia ou até mesmo falando que se você não clicar no link naquele momento, para validar a sua conta, irá perder o acesso ao e-mail?

Pois é, podem parecer e-mails que estão sendo enviados para te ajudar a manter o e-mail seguro mas, na verdade, são e-mails falsos utilizados para capturar o seu e-mail, senha e até mesmo os acessos ao cartão de crédito, e-mails quais são conhecidos como phishing.

Saiba mais sobre Phishing em: O que é Phishing? – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia

Ao clicar nesses e-mails você é direcionado para uma página falsa e, ao inserir os seus dados, no momento nada ocorre, mas dentro de alguns minutos, você perceberá que perdeu o acesso ao seu e-mail e outras contas, como por exemplo o WhatsApp.

Neste caso o que deve ser feito é ignorar o e-mail, não clicar em nenhum link e validar, com alguém de sua confiança, ou até mesmo o prestador do serviço ao qual você recebeu o e-mail, para confirmar a veracidade das informações. E nunca se esqueça: nenhuma empresa solicita que você envie senha por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação.

E não se esqueça de evitar, ao máximo, compartilhas as suas senhas por mensagem, deixar anotadas em papel ou, até mesmo, enviar por e-mail, pois você não sabe as intenções de quem está próximo e nem se a pessoa com quem você está compartilhando também se preocupa em manter as senhas seguras e longe de acessos indevidos.

Gostou das dicas? Já precisou alterar alguma senha ao descobrir que pessoas não autorizadas tiveram acesso a ela? Deixe um comentário compartilhando as suas experiências com a gente.