Nossa maior ou menor exposição ao risco existente na internet está ligado a nossos hábitos digitais. Desde como criamos senhas para os acessos que fazemos, até se nos preocupamos com ter um bom antivírus instalado.

Segundo uma pesquisa efetuada pela NordVPN, percebeu-se que cerca de 80% dos brasileiros estão criando senhas fortes, mas em um ranking analisando outros hábitos digitais, o brasileiro aplica em média cerca de 33% das boas práticas.

Para mais informações sobre a criação de senhas mais seguras, veja esse artigo: Erros que podemos evitar ao criar uma senha – Blog – Ravel Tecnologia

Hábitos Digitais e Segurança

Maus hábitos digitais

Puxando o assunto acima, além da criação de senhas mais complexas, destaca-se a boa prática de não repetir as senhas e ter uma gestão de senhas segura. Ou seja, não adianta ter as senhas salvas em um documento aberto ou digitadas no seu email.

Se precisar passar uma senha para alguém, prefira passar por uma ligação. E se realmente precisou passar através do email ou mensagem, mude a senha assim que a outra pessoa informar que fez o acesso necessário.

Muita gente envia os dados completos do cartão de crédito para a efetivação de alguma compra. Cuidado também! Se realmente for necessário, priorize usar cartões digitais onde o CVV expira periodicamente. Ou envie uma parte dos dados por um canal e outra por outro. Por exemplo os números pelo email e o CVV pelo WhatsApp ou por uma ligação.

O email precisa ser sempre um ponto de atenção. Desconfie de links recebidos sem solicitação. E aqui valide também para aplicativos de mensagens. Sobre esse tema, abordamos mais informações neste artigo: O que é Phishing? – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia

Pensando na privacidade de cada um, também é recomendado consultar nos serviços que você tem cadastro a área de configurações de privacidade. Muitos serviços permitem deixar seus dados menos expostos, mas pode ser que a configuração padrão esteja escancarando os mesmos.

Hábitos Digitais

Boas práticas digitais

Mantenha seus softwares atualizados. Aqui vale para desde o sistema do seu celular, passando pelos aplicativos instalados no mesmo, até os programas instalados no seu computador. Já reparou no seu navegador que é comum aparecer o botão “Atualizar” em destaque? Se existe uma atualização para ser feita no navegador que você utiliza para acessos pessoais ou profissionais, faça imediatamente, pois provavelmente você estará com um alto risco de segurança.

E sempre tenha backup de seus dados. Por mais cauteloso que seja, você nunca estará 100% seguro. Desta forma, é importante ter a tranquilidade de não perder suas informações.

Gestão como prevenção

Falando de ambientes corporativos, a aplicação de uma política de Gestão dos dispositivos centralizada, minimiza riscos e otimiza a aplicação de boas práticas de segurança de maneira centralizada, sem que cada um tenha que efetuar uma ação individualizada.

Saiba mais sobre o serviço de Gestão de TI da Ravel Tecnologia: Gestão de TI para empresas | Ravel Tecnologia