A partir de 1º de outubro de 2022, a Microsoft começará a desabilitar permanentemente a autenticação básica em todos os tenants, independentemente do uso, com exceção da autenticação SMTP (SMTP AUTH).

Em 1º de outubro, a desativação será gradativa. Serão selecionados tenants aleatoriamente no qual será enviada uma notificação de aviso de 7 dias no “Centro de mensagens” e avisos no “Painel de integridade do serviço”, em seguida, será desativada a autenticação básica no tenant. Espera-se que a Microsoft conclua esse processo até o final deste ano. Portanto, você deve estar pronto até 1º de outubro.

Não há como solicitar uma exceção após outubro

A seleção de tenants é aleatória e não será possível colocar seu tenant no final da fila para ter mais tempo ou alterar suas configurações em qualquer data específica.

A Microsoft não desativará o SMTP AUTH. Ele será desativado apenas para tenants que não o usam, mas se o SMTP AUTH estiver habilitado em seu tenant, nenhuma mudança será feita.

Os seguintes protocolos serão afetados: MAPI, RPC, Catálogo de Endereços Offline (OAB), Serviços Web do Exchange (EWS), POP, IMAP, Exchange ActiveSync (EAS) e PowerShell Remoto.

Fim da autenticação básica no Exchange

Impactos no Outlook

Qualquer cliente (aplicativo do usuário, script, integração etc.) usando a autenticação básica para um dos protocolos afetados não poderá se conectar. O aplicativo receberá um erro HTTP 401: nome de usuário ou senha incorretos.

Essa mudança afeta diretamente as contas Exchange Online Kiosk para isso é melhor migrar as licenças para Exchange Online Plan 1 ou 2.

Para acessar dicas que podem ajudar seu dia a dia, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel