Microsoft anuncia que o fim do suporte ao Windows 7 ocorrerá em 14 de janeiro de 2020. Lançado em 2009, o Windows 7 foi um dos sistemas operacionais de maior sucesso da marca e teve dois sucessores: o Windows 8, lançado em 2012; e Windows 10, lançado em 2015.

Muitos usuários e gestores de TI optaram por não migrar para a versão 8 e, posteriormente, para a versão 10, relatando problemas e dificuldades no uso por parte dos usuários. Atualmente, de acordo com a NetMarketShare, o Windows 10 representa 50% do sistema operacional mais utilizado nas máquinas, enquanto o Windows 7 ainda representa 30%.

Você utiliza o Windows 7? Não deixe sua empresa vulnerável

O fim do suporte ao Windows 7 significa que o sistema não contará com nenhuma atualização, seja ela de correção do sistema ou da segurança. Após o dia 14 de janeiro de 2020, os computadores poderão sim continuar com o sistema operacional, mas sem suporte técnico e atualizações, o que é preocupante.

Um parque de computadores e redes vulneráveis abrem “brechas” de segurança, que podem ser exploradas por criminosos digitais. Com o fim do suporte ao Windows 7, alguns programas (antivírus, programas de notas fiscais, governos, entre outros) deixarão de ser compatíveis com o sistema operacional inviabilizando o uso e comprometendo as atividades da sua equipe. 

Fim do suporte ao Windows 7: O que fazer?

É aconselhável que as empresas que ainda utilizam o Windows 7 migrem de sistema o quanto antes, pois traz benefícios como sistema operacional moderno, design responsivo, compatibilidade com outros dispositivos, Cortana “assistente pessoal”, mais segurança, recursos aprimorados de produtividade, entre outros.

Decidiu pela troca de sistema operacional com o fim do suporte ao Windows 7? 5 pontos precisam ser considerados para o planejamento:

  1. Analise se o hardware das estações será compatível com o Windows 10 ou se necessitará de upgrade;
  2. Avaliação da necessidade de substituição por um novo computador. Opte por computadores de uso corporativos;
  3. Adequação da licença de assinatura do Pacote Office com o novo sistema operacional;
  4. Avaliação de sistemas antigos e que possam ter incompatibilidade com o novo sistema operacional;
  5. Análise do melhor modelo de licenciamento Microsoft, conforme o tamanho da sua organização.

Leia mais: Como uma consultoria de TI pode ajudar a prolongar a vida útil de seus computadores com economia

Não tem jeito, preciso do Windows 7!

Com o fim do suporte ao Windows 7 será possível continuar com ele instalado e recebendo atualizações de novos patches, apenas para clientes empresariais. Uma solução para quem tem uma empresa com sistemas antigos ou alguma particularidade que impossibilite a migração para Windows 10.

Atenção para o aviso: Será necessário pagar pelos novos patches, que serão fornecidos até 2023. Os valores anuais custarão a partir de 50 dólares e sofrerão reajustes nos próximos anos.

Precisa de auxílio para migrar seu sistema Operacional e deixar sua rede segura?

A gestão e consultoria em TI são essenciais e fornecem uma variedade completa de serviços para ajudar sua empresa a planejar, migrar e implantar o Windows 10 de forma rápida e eficiente. A Ravel está disponível para executar o serviço e tirar suas dúvidas! Entre em contato e fale com os nossos especialistas.