A tecnologia VOIP permite que chamadas de voz sejam feitas através de uma conexão com a internet, diferentemente das linhas telefônicas tradicionais. Com o passar dos anos ela foi se sacramentando no mercado, e as empresas passaram a implementar este serviço em suas estruturas, porém, como tudo que é conectado à internet corre riscos, com o VOIP não seria diferente.  Neste artigo abordaremos a segurança e prevenção de ataques.

Como citamos acima, o sistema VOIP pode sofrer ataques assim como qualquer outro sistema conectado à internet, ameaças como interceptação de chamadas, ou até mesmo ataques DDos são pontos de alertas que precisam ser levados em consideração. A melhor forma de trazer segurança ao seu sistema é estar por dentro de tudo que ocorre na internet, suas vulnerabilidades podem trazer grandes problemas, aplicar ferramentas que possam neutralizar ataques e realizar ações de prevenção são extremamente importantes para que a sua estrutura não sofra danos.

8 motivos para utilizar VoIP nas empresas Ravel Tecnologia

Existem várias medidas de segurança que podem ser ligadas a um VOIP, e uma delas é a Blacklist, este serviço especifica endereços IP ou números que foram identificados como possíveis fontes de chamadas falsas. Essas listas realizam o bloqueio desses endereços, fazendo com que qualquer tipo de interação passe despercebida na rede. Além disso as Blacklists ajudam a melhorar a qualidade das chamadas, diminuindo o tráfego, onde isso libera recursos para chamadas que são válidas, aumentando satisfatoriamente a qualidade da rede.

voip segurança proteção

Prepare a sua rede para implementar ferramentas e ações condizentes ao serviço:

  • Monitoramento de Rede: Monitore a rede a fim de verificar possíveis atividades suspeitas, como chamadas fraudulentas, por exemplo.
  • Mantenha os dispositivos atualizados: Realize atualizações de firmware de telefones, ou até mesmo atualização de Apps, dispositivos desatualizados podem ser um canal de entrada para atacantes.
  • Limitação de ligações: limite as ligações por hora e por países, assim é possível ter um controle maior do que ocorre no VOIP.
  • Utilize um Firewall: Um firewall traz uma maior proteção ao VOIP, principalmente no controle de pacotes e no direcionamento de portas.

Adicione recursos de segurança para o Usuário:

  • Utilizar senhas fortes para ramais em computadores ou até mesmo telefones provisionados, manter senhas padrões podem trazer riscos à estrutura.
  • Relatar qualquer atividade fora do comum, seja ela uma ligação ou até mesmo mensagens de voz em caixas postais, que possam ser suspeitas.

Trabalhe com VLANs:

  • Separar pacotes de voz e dados é um outro ponto que pode ser bem utilizado em redes que possuem VOIP, utilizar a VLAN para esta segmentação trará ainda mais segurança aos acessos.

Serviços como o VOIP armazenam informações totalmente sensíveis e confidenciais do negócio, a tecnologia Voip é uma ótima solução com disponibilidade e qualidade, para implementá-la é preciso definir bem a infraestrutura afim de conseguir os melhores resultados, a sua segurança tem que ser tratada com prioridade e as ferramentas que proporcionam isso precisam ser adicionadas.