Você se preocupa com as notas fiscais de entrada da sua empresa? Não? Então leia o texto abaixo.

Certa vez, perguntei à um amigo empresário sobre as notas fiscais da empresa. Ele me respondeu que todas as vendas são feitas com emissão de notas e que tudo era enviado ao contador, inclusive das Danfe´s das notas de entrada. Disse-lhe que precisava cuidar do documento eletrônico (xml), pois é ele que tem validade jurídica e não a Danfe.

Pouco tempo depois, este meu amigo entrou em contato comigo, estava muito indignado e surpreso, pois tinha recebido uma autuação da Receita por falta de escrituração de nota fiscal. Ele me disse que conversou com o contador, que lhe explicou que todas as notas enviadas eram escrituradas corretamente. Após uma análise da nota fiscal problemática, ele descobriu que a nota emitida contra o seu cnpj era de total desconhecimento dele e da equipe fiscal. Resultado, teve que arcar com os prejuízos.

notas fiscais de entrada

Quais são os riscos?

Expliquei que pessoas mal-intencionadas se aproveitam da falta de cuidado que as empresas têm com a nota fiscal de entrada e cometem vários tipos de crimes e golpes:

– O crime de sonegação de impostos – Emitem uma nota fiscal e depois que a mercadoria é entregue a nota fiscal é cancelada, perdendo a sua validade fiscal. Aos olhos da Receita, a empresa comprou mercadoria sem nota e se a escrituração da nota for feita como nota válida, vai ter mais problema ainda.

– O golpe da nota fria vendida – Uma nota é emitida contra o cnpj da sua empresa e a empresa que emitiu a nota vende a cobrança para uma empresa de factoring, que vai executar a cobrança e a empresa tem que pagar.

– Outros golpes que são executados é a utilização do cnpj da empresa em notas fiscais que acompanham a carga de mercadorias roubadas e que estão sendo transferidas para outro local para depois serem distribuídas.

O volume de operações suspeitas é enorme. Para você ter uma ideia, no ano de 2017, só na Capital, as operações suspeitas passavam dos R$ 400 milhões. O valor que circula em notas frias anualmente no Brasil atinge seguramente a casa dos bilhões de reais.

notas fiscais de entrada riscos

Saiba mais sobre ameaças digitais: A importância da Segurança Digital – Blog – Ravel Tecnologia

E como estes transtornos não bastassem, sua empresa pode ficar prejudicada no Programa Nos Conformes da Receita Estadual. O Programa qualifica sua empresa de acordo com alguns critérios e um deles é a aderência entre escrituração ou declaração e os documentos fiscais emitidos ou recebidos pelo contribuinte. Havendo inconsistências sua classificação é reduzida, seus negócios podem ficar muito comprometidos, pois os seus clientes, que possuem classificações mais altas, não poderão comprar da sua empresa, além da sua empresa ser cobrada pelo Fisco.

Você pode fazer algo muito simples e fácil que vai te livrar de toda esta preocupação: Faça a manifestação das Notas Fiscais de Entrada e a empresa ficará livre de todos estes transtornos.

Ele seguiu os meus conselhos e passou a manifestar todas as notas de entrada. Além de cuidar da parte fiscal também ficou mais adequado à LGPD, pois muitas notas fiscais possuem dados pessoais que precisam ser tratadas conforme a legislação.

Para mais informações sobre soluções para estes cenários envolvendo a gestão de notas fiscais, acesse: Home – Informaggio

E para saber mais sobre a LGPD: LGPD O que é e como começar | Ravel Tecnologia