Possivelmente você já ouviu falar em invasão ou perda de dados na rede, certo? Esta é uma questão deve ser analisada com cautela por todas as empresas, pois, existe um risco real da sua rede ser invadida devido a falha do sistema da segurança da informação nas empresas.

TENHO RISCO DE SER INVADIDO? MINHA REDE ESTÁ SEGURA?

Nos últimos anos no Brasil, a segurança da informação se tornou uma das grandes preocupações dos administradores de TI das empresas. E isso não é o mais preocupante, segundo pesquisas, muitas dessas empresas não têm o devido conhecimento do assunto e estão cada vez mais vulneráveis.

Um ponto importante que tenho notado, é que muitos empreendedores e donos de negócio tem consciência dos problemas causados pela má administração da segurança da informação, mas muitos ainda não querem saber de se proteger e quando acontece um problema já é tarde demais.

Arquivos corrompidos, senhas e arquivos roubados geram um prejuízo muito maior para tentar uma recuperação do que o cliente pagaria para elaborar uma segurança da informação eficaz.

FERRAMENTAS IMPORTANTES NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Antes de planejar uma segurança da informação é preciso identificar junto a sua equipe  de TI que tipo de política é mais recomendada para sua empresa, bem como:

– Implementar Antivírus Corporativo, levando em consideração o número de computadores;

– Mapear e implantar as políticas de acessos dos usuários;

– Implantação de um firewall* eficiente;

– Identificar os sites que serão permitidos e proibidos;

– Implementar política de Updade de Softwares e Sistemas Operacionais.

Para que essas tecnologias da segurança da informação sejam eficazes, será necessário que gerem relatórios diários ou semanais para identificar possíveis desvios ou ataques de dentro ou fora da organização.

*O Firewall é um sistema desenvolvido para prevenir e gerenciar os acessos de uma rede. A tarefa básica do Firewall é controlar o tráfego entre redes de computadores com diferentes níveis de segurança, mais informações, entrem em contato conosco..

A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE ACESSO DE USUÁRIOS

Nos dias de hoje, a necessidade de controlar a utilização de internet nas em empresas está crescendo cada vez mais. O dever de implementar uma política de acesso cresce cada dia mais, pois os aplicativos móveis e a nuvem estão na palma da mão dos funcionários, mas também estão expondo dados e informações que podem ser vitais para o uso corporativo.

A política de acesso em toda a empresa na maioria das vezes é iniciada pela equipe de TI e Diretoria da empresa, elaborando documento com orientações de boas práticas de utilização, informando os limites para o uso de acordo com as permissões concedidas.

Leia também segurança da informação nas empresas – como os colaboradores usam a internet?

A IMPORTÂNCIA DE MANTER SERVIDORES ATUALIZADOS

Este é o principal ponto para justificarmos a atualização mais frequente da infraestrutura de TI, principalmente os servidores. Muitas empresas não se preocupam com as brechas deixadas por softwares desatualizados e se esquecem do risco potencial causado por equipamentos defasados.

Recentemente foram descobertas duas falhas graves de segurança presente em processadores, causando instabilidades no sistema em alguns computadores, como travamentos, reinicializações inesperadas. A Microsoft começou a liberar uma atualização para Windows com o objetivo de corrigir estes problemas.

Atualmente algumas empresas ainda são dependentes do Windows Server 2003, Windows XP e Softwares sem suporte, ou seja, não recebem pacotes de atualização e não possuem muitas das características de segurança dos lançamentos adicionados em sistemas mais modernos. Mesmo que as tecnologias antigas rodem completamente em um ambiente privado, isso não significa que dá para ignorar os riscos para a estrutura. Se o servidor não é publicamente exposto à internet, os riscos permanecem presentes e as medidas de segurança não são mais suficientes.

Não podemos deixar de pensar no risco para a estrutura quando utilizamos sistemas e softwares desatualizados, estas aplicações geram vulnerabilidades ao sistema podendo comprometer o sigilo dos dados armazenados no equipamento, gerando grandes riscos de invasão e perda de informações.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

É extremamente importante garantir um ambiente de trabalho seguro para sua empresa. Utilizando softwares e aplicativos atualizados, é possível minimizar as vulnerabilidades e oferecer  aos usuários da rede e a empresa como um todo, segurança e tranquilidade no decorrer do trabalho, garantindo a Segurança da Informação nas empresas.

Se houverem dúvidas sobre como está o nível de segurança da informação da sua empresa, entre em contato com nossa equipe de atendimento e fale com um de nossos especialistas.