Todos nós usamos a internet para pesquisas, compras, comunicação, atualização de notícias, entre outras inúmeras possibilidades. Mas estamos seguros? 100% é praticamente impossível, mas principalmente quando vamos inserir alguma informação dentro do site, é estritamente recomendável que você olhe se o site começa com “https”. Vamos então aprofundar por que acessar sites com https.

Esse é um indicativo de camadas de segurança para proteger as informações transmitidas. Inclusive o “s” da sigla significa exatamente “secure” (seguro). Esse protocolo foi introduzido em 1995, mas mesmo assim é comum encontramos sites que não o utilizam, facilitando o vazamento de informações.

Quer saber mais sobre CyberSegurança? Veja neste artigo:  O que é CyberSegurança? – Blog – Ravel Tecnologia

sites com HTTPS

Segurança por trás de sites com HTTPS

Quando um site começa com https, significará que toda informação que é transmitida estará criptografada, onde somente você e o site que está acessando conseguirão interpretar a mesma. Ou seja, se um cibercriminoso estiver capturando as informações trafegadas (eles conseguem fazer isso através de várias técnicas, onde é um bom tema para outro artigo. Mas tenham ciência que não é algo complexo), ele não conseguirá saber o conteúdo transmitido.

E no sentido oposto, sites com apenas http, deixam os dados expostos para serem lidos e, como consequência, usados para ações criminosas. Imagine dados de cartão de crédito, senhas, entre outras informações que você insere nos mesmos.

Outro ponto relevante é que seu equipamento pode ter alguma infecção onde esteja direcionando sua navegação para um site falso, idêntico ao original. Porém, somente o original vai ter o começo com o “https”, indicando a existência de um certificado digital validando a autenticidade do endereço que você esteja acessando. Ou seja, você digitou “banco.com.br” e a infecção do seu equipamento direcionou para http://banco.com.br (site falso), em vez de https://banco.com.br (site verdadeiro). E se você inserir seus dados no site falso, cairão diretamente com os criminosos. Desta forma, sempre que for inserir alguma senha ou dados pessoais, verifique se está acessando um site com https e diminua os riscos.

sites com HTTPS dicas

Dicas de segurança

Vamos então apresentar algumas dicas para o dia a dia, visando diminuir riscos e se proteger.

  • Repare que os navegadores já mostram a informação “Não seguro” no início do endereço do site. Esse é um indicativo de que o site não é https. Desta forma, evite inserir dados nele.
  • Fique com o radar ligado mesmo com sites com https. Por exemplo, imagina que você está acessando https://bamco.com.br (repare que está com uma letra trocada, poderia também ser o “zero” no lugar do “o”). Esse site pode ter um certificado digital válido para este endereço, sendo igual ao site https://banco.com.br e te enganar.
  • Se o site que você usa tem opção de duplo fator de autenticação, ative. Pois caso seus dados de acesso digitados serão interceptados, não conseguirão efetivar o acesso.

Atenção com seus hábitos digitais. Falamos mais neste artigo: Hábitos Digitais e Segurança – Blog – Ravel Tecnologia