Muitos não sabem, mas o Skype for Business faz parte do pacote de produtos do Office 365 e, por muitos anos, tem sido o meio de comunicação pessoal e corporativo favorito de muitos usuários. No entanto, após muitos anos, está chegando ao fim.

Microsoft anunciou a descontinuação do Skype for Business Online a partir de 31 de julho de 2021.

Após a data de encerramento, o serviço não estará mais disponível. No entanto, até essa data, os atuais clientes do Skype for Business não sofrerão com nenhuma alteração no serviço e poderão, inclusive, continuar adicionando novos usuários conforme necessário.

Porém, há alguns meses a Microsoft publicou que todos os novos clientes do Office 365 serão integrados diretamente ao Teams (substituto do Skype for Business) para bate-papos, reuniões e chamadas.

Microsoft Teams – O substituto

O Microsoft Teams foi lançado como “ambiente de trabalho em equipe” no Microsoft 365. Ele fornece recursos que combinam bate-papo, vídeo, chamadas e colaboração de documentos em um único aplicativo integrado – e permite uma maneira totalmente nova de trabalhar.

Nos últimos dois anos, uma estreita colaboração com os clientes foi realizada para refinar o Microsoft Teams, e agora a empresa decidiu que o aplicativo está no ponto para servir de referência, com segurança, como uma solução para todos os clientes do Skype for Business.

Vantagens da migração

A principal vantagem é que o programa é integrado a outros serviços no Office 365, como o OneDrive, o Word, o SharePoint, etc. Além disso, possui integração com diversas outras plataformas de colaboração, que não necessariamente são de propriedade da Microsoft.

De tal modo, arquivos criados nessas plataformas podem ser compartilhados nas reuniões, por exemplo, e você pode ter todo o seu ambiente de trabalho digital de forma unificada.

O Microsoft Teams apresenta funcionalidades que vão muito além das oferecidas atualmente pelo Skype for Business. Por isso, contar com essa nova ferramenta é muito importante.

Veja mais no artigo: Microsoft Teams, já ouviu falar?  

Logo a seguir vamos expor alguns benefícios que justificam a migração para o Teams:

Recursos de gravação de reuniões

Todas as reuniões podem ser gravadas e compartilhadas por meio de um link. Dessa forma, se alguém não conseguiu estar presente no horário da reunião, poderá assistir ao vídeo.

Imagem em grupo e ligações por voz

Poderão ser feitas ligações individuais ou em grupo. Isso é excelente para empresas que têm matriz e filiais ou empregados que trabalham à distância, no regime de home office.

Desfoque do ambiente gravado

Se um dos participantes de uma reunião estiver em um café, em que há pessoas transitando, por exemplo, essas imagens poderão ser desfocadas na gravação. A ideia é evitar distrações por parte de quem está assistindo ao vídeo.

Compartilhamento de arquivos nas reuniões

Nas reuniões, os participantes poderão compartilhar arquivos, como apresentações e textos, para que todos os presentes possam acompanhar um raciocínio ou gráficos, por exemplo.

O Microsoft Teams faz parte do pacote Office 365. Veja mais em: https://ravel.com.br/office-365

Para ter mais detalhes sobre o fim do suporte ao Skype for Business, a Ravel oferece soluções completas para minimizar esses riscos, com maior economia e segurança nesse projeto.