Bom, antes de falar diretamente sobre o tópico abordado preciso lhe explicar sobre algo chamado sistema de arquivos. Afinal o que é isso? Sistema de arquivos é responsável por determinar como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas.  Ou seja, é ele quem torna possível qualquer manipulação de dados.

Você sabia que esse tal sistema de arquivos do sistema operacional Windows estipula um limite de caracteres? Sim, isso mesmo! Ele nos permite criar arquivos de no máximo 256 caracteres, mas não em seu nome nome e sim da especificação completa do arquivo, ou seja, caminho e extensão. Veja alguns exemplos abaixo:

C:\Dados\Departamentos\Fiscal\Planilhas\Inventário.xlsx     – 55 Caracteres

C:\Dados\Dados2019\Departamentos\Financeiro\Pagamentos\2019\Mensal\Clientes\ClienteComLetraA\Empresa Do Fulano\ComprovanteDePagamento MensalDaEmpresaDeTecnologiaMatrizLocalizadaNoBrasilEstadoDeSãoPauloCidadeDiademaContratadaDesde2020comOCNPJ 01.111.111/1111-11.pdf – 264 Caracteres

tamanho nome de arquivos

Como pode ver no segundo caso não seria possível realizar qualquer operação com este arquivo. Apesar do limite ser bem amplo é preciso tomar cuidado para manter os dados organizados, pois além de prover total controle e gestão das informações evita erros como este.

Segue abaixo algumas dicas para evitar este problema:

  • Organização de pastas no servidor (topologia);
  • Padrão de nomenclatura do nome das pastas e arquivos;
  • Uso de abreviação nos nomes;
  • Evitar a criação de diversas subpastas.