Entender as ameaças cibernéticas é importante para que possamos estar preparados. Pensando nisso, uma das maiores empresas da área de segurança produziu um relatório para apresentar as tendências para 2021 sobre este tema. Ao apresentar esse olhar, o Relatório de Ameaças Cibernéticas da Sonicwall 2021 demonstra como os cybers criminosos pensam e operam. Vamos aos principais pontos.

Ataques de Malwares em queda

Em 2020 tivemos uma queda de 43% no volume de ataques identificados de Malwares. É o menor volume desde 2014. Apesar da grande queda, a quantidade ainda é bem expressiva. Foram cerca de 5,6 bilhões de ataques. E as técnicas usadas estão mais sofisticadas, tendo assim um risco ainda bem considerável.

Ransomware com alta histórica

Em contrapartida, olhando para as ameaças cibernéticas, os ataques de ransomwares tiveram um aumento de cerca de 62% em 2020. Lembrando que ransomware é a técnica que “sequestra” os dados, os liberando por meio de um pagamento digital.  Esse pagamento normalmente é feito através do Bitcoin. E tivemos nos últimos meses um aumento considerável da cotação do Bitcoin, estimulando assim o uso e lucro deste crime digital.

Para saber mais sobre Ransomware, acesse: O sequestro de dados pode prejudicar seu negócio – Blog Ravel

ameaças cibernéticas e suas tendências

A volta do CriptoJacking

Novamente temos que olhar para a alta da cotação do Bitcoin nos últimos meses. Isso também estimulou o retorno de um método que estava em baixa, o criptojackting. Esse é uma tática que os hackers instalam softwares para minerar moedas virtuais. Ou seja, sem que saibamos, eles deixam os equipamentos infectados operando para conquistar Bitcoins, entre outras moedas, para os próprios criminosos. E como estão usando o processamento, link, entre outros recursos das vítimas, o equipamento acaba tendo um consumo alto dos recursos, causando lentidão, entre outros riscos de segurança.

Prevenção contra as ameaças cibernéticas

Para acompanhar esta evolução, utilizar soluções de segurança é fundamental. E um dos recursos que tem mostrado maior eficiência é a aplicação de Inteligência Artificial para aplique ações preventivas e automações para atuar em casos já previamente mapeados. E sempre tenha um bom plano de backup na sua estrutura.