O Web Summit é por si só uma enorme oportunidade de perceber e acompanhar os avanços da tecnologia no mundo. A tecnologia é essencial para todos os segmentos da economia e essencial para o desenvolvimento de novas formas de vivermos. A Ravel esteve no evento com seus dois fundadores. Neste artigo, comentamos as principais tendencias que percebemos no evento. 

WEB SUMMIT 2022

O Web Summit 2022 foi sem dúvida uma edição histórica. As palavras do próprio Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, “Alcançamos uma escala extraordinária este ano. Aumentamos a área do vento em 21 mil metros quadrados e recebemos um número recorde de congressistas, palestrantes, startups e investidores”.

O evento fortaleceu o ambiente de startups dentro do evento e em toda Lisboa, onde inúmeros eventos paralelos aconteceram e a cidade fervilhava de oportunidades de networking.

A cada ano, o Web Summit consolida sua posição como o principal evento de inovação do mundo. A escala global do evento, a amplitude de temas e o encontro de culturas fazem com que essa seja uma oportunidade imensa de networking, aquisição de conhecimento, identificação de tendências e transformação de negócios.

Os números mostram a dimensão, mas nem assim refletem a grandeza das interações e a riqueza de conteúdo que o Web Summit traz:

71.033 participantes de 160 países;

42% público feminino no evento;

202.386 metros quadrados é a área ocupada pelo evento no Parque das Nações, em Lisboa;

2.296 startups de 94 países se apresentaram nos três dias de evento. Dessas, mais de 70 são brasileiras;

Quase 400 startups que se apresentaram foram fundadas por mulheres;

8.478 metros quadrados foi a área dedicada à exposição das startups, um aumento de 57% em relação a 2021;

Em 17 palcos e 26 trilhas de conteúdo, se apresentaram 1.050 palestrantes, dos quais 34% são mulheres;

1.081 investidores de 60 países buscaram oportunidades de negócios no evento;

Os investidores que estiveram no Web Summit representam 30% de todos os aportes globais em startups em 2022, segundo o PitchBook;

O Brasil foi a 3ª maior delegação no evento, atrás apenas do Reino Unido e Alemanha.

Mas o Web Summit é muito mais do que números. Quero apresentar a você cinco megatendências que estarão presentes em nossa vida e você não pode ignorá-las.

GERAÇÃO Z: OS DONOS DA NARRATIVA 

A Geração Z, que nasceu aproximadamente entre 1995 e 2010, é a primeira geração nativa digital. De forma geral, dominam as tecnologias e têm urgência e multiplicidade nas suas relações com pessoas, marcas, produtos e serviços.

Costumam viver em um universo que, ao mesmo tempo em que é individual e personalizado, também é coletivo e colaborativo – intermediado pelo smartphone.

Essa geração corresponde a 2,6 bilhões de pessoas, que têm cerca de 30% do poder global de consumo. A expectativa é que, no final desta década, já respondem por metade do poder aquisitivo e sejam a grande força impulsionadora das estratégias de negócios das empresas.

Em 2030, a Geração X será cinquentona e sua sucessora, a Y, estará chegando aos 40. Será, então, a hora e a vez da Geração Z comandar o mundo.

Essa é uma virada no mundo dos negócios. Precisamos estar atentos e alertas em relação a como esta geração consome, compra e usa as plataformas digitais.

Sua empresa precisa entender que esta geração é ela afinal que estará no comando.

web summit metaverso

VIDA DIGITAL E METAVERSO

A vida digital vem deixando de ser uma tendência e se transformando em uma realidade. Para milhões de pessoas, ela é o principal meio de conhecimento do mundo e de relacionamento com as pessoas.

A Geração Z encabeça esse movimento, que é espalhado para toda a população, dos mais velhos aos mais novos.

A vida digital é, acima de tudo, uma vida multitelas: do smartphone para o computador, para a TV, para o tablet, o wearable… e, mais e mais, para dispositivos “invisíveis”, como os comandos de voz e os sensores que tomam decisões automaticamente.

Essa vida digital multitelas migraram para “multividas”: vidas simultaneamente digitais e físicas, híbridas, fluidas e interconectadas.

Experiências digitais e físicas serão vistas como experiências de vida – e a posse ou uso temporário de bens fará tanto sentido na vida “real” quando dentro de um game.

O metaverso ganhará campo nas mais diversas experiências. Uma realidade virtual que tomará boa parte das experiências de consumo, entretenimento e relações.

IA, ALGORITMOS, BOTS

Uma vida digital é uma vida mediada pela tecnologia. E por ser uma vida híbrida, as fronteiras do uso da tecnologia serão tênues.

 Já estamos usando Inteligência Artificial, algoritmos e bots em muitas atividades diárias e isso será exponenciado até o fim desta década.

IA, algoritmos e bots serão a base para a identidade das pessoas em um mundo cada vez mais digitalizado. A possibilidade de hiperpersonalização gerará “eugoritmos” que automatizarão aspectos como alimentação, consumo, trabalho, entretenimento, equilíbrio e até mesmo afeto.

A identidade humana se definirá, cada vez mais, a partir do uso da tecnologia e da interação da Inteligência Artificial, dos algoritmos e dos bots com as pessoas.

CRIPTOMOEDAS

O mundo cripto não é uma moda passageira e sim uma nova forma de desenvolver negócios. Anabolizado pelos tokens e NFTs, o ambiente digital gera uma nova estética e uma criptoestética.

Novos paradigmas e novos valores serão determinantes até mesmo para o valuation das empresas: Negócios valerão não apenas o que o bottom line apresenta, mas também por sua capacidade de gerar impacto social relevante.

web summit sustentabilidade tecnologia

SUSTENTABILIDADE REINVENTADA

Para nossa presença no planeta, não existe “plano B”: se o ritmo de devastação continuar, o ser humano não sobreviverá e ainda teremos tempos muito difíceis.

A urgência desse tema se impõe em processos produtivos, na recuperação do meio ambiente e, especialmente, em repensar o consumo.

Dos 3 “Rs” (reduza, reuse e recicle), o reuso tem um papel fundamental. Ao entendermos que o “descarte” de produtos não funciona do ponto de vista planetário, fica claro que é preciso estimular a reutilização dos bens o que gera novas oportunidades no mercado secondhand, que terá um enorme crescimento nos próximos anos.

Mais do que consumo, a sustentabilidade passa a ser um valor incorporado ao mindset da sociedade e, por isso, impulsiona comportamentos, decisões e motivações.

Estas cinco tendências não estão isoladas, todas caminham sobre a coluna vertebral da tecnologia. Estar conectado ao mundo é essencial para que sua empresa esteja em sintonia com tudo que está acontecendo no mundo.

A TECNOLOGIA NÃO PODE SER IGNORADA POR VOCÊ

A tecnologia não é algo distante da vida de nenhum empresário. Mas o Web Summit apresenta a nós ano a ano como ela tem modelado nosso futuro.

Está foi a sexta edição que participo do Web Summit. Percebo de forma sensível uma guinada no evento lançando luzes sobre a forma que vivemos.

Desde a abertura do Web Summit com a fala da primeira-dama da Ucrânia Olena Zelenska, onde ela apontou a tecnologia como essencial para manter a vida e não como geradora da morte como temos presenciado na guerra que a Rússia deflagrou.

Os desafios para continuarmos vivendo com o desenvolvimento que conseguimos alcançar é enorme, mas jamais tivemos tamanho grau de desenvolvimento econômico, tecnológico e de qualidade de vida.

A tecnologia deve ser ferramenta para que possamos colocar em função do mundo nossa melhor versão.

A Ravel, participou do Web Summit e como tem feito ao longo das quase três últimas décadas tem se mantido relevante, estando em sintonia com os avanços globais e levando aos seus clientes o mais moderno e significativo.

Forte abraço e até o próximo artigo.

Para mais artigos, acesse: Viver com Tecnologia – Blog Tecnologia – Ravel Tecnologia