A Velocidade da Internet na sua empresa não tem boa qualidade e os colaboradores se queixam com frequência do serviço? Muitas empresas passam por este problema que prejudica a produtividade da equipe e  mesmo com algumas soluções empregadas de alto custo não resolvem o problema por definitivo.

Velocidade de Internet está sempre lenta?

Nos dias atuais, com tudo interligado à rede mundial de computadores, ficar sem internet na empresa é similar a ficar sem energia elétrica. A internet tem um papel totalmente estratégico no mundo corporativo, sem ela não há produção, emissão de notas fiscais, comunicação com os clientes e fornecedores.

Uma empresa que possui internet em  constante lentidão ou interrupções tem impacto em seus resultados, seja na produtividade ou em suas operações, podendo gerar prejuízos, atrasos nas obrigações e insatisfação na equipe durante o trabalho.

Trocar o link de internet resolve o problema?

Antes de realizar qualquer ação é preciso tomar alguns cuidados, pois o motivo principal da velocidade da internet pode não estar relacionado diretamente ao link da sua operadora e a necessidade de adquirir um novo de alta velocidade.

Muitos fatores podem influenciar o problema de conexão, entre eles: configurações de rede, equipamentos com falha, mal uso ou excesso abusivo por parte dos usuários e até mesmo malwares ou vírus.

Além dos computadores da empresa é comum as pessoas terem no mínimo dois dispositivos móveis pessoais (smartphone, tablet, Smartwatch). Se cada colaborador levar dois dispositivos e conectá-los à rede corporativa, consequentemente ela ficará sobrecarregada, uma vez que foi projetada e dimensionada para os computadores e servidores da empresa.

Como garantir uma velocidade de  internet com qualidade na empresa?

Proibir o uso da internet em dispositivos móveis e outros aparelhos pode até diminuir seu uso, mas é provável que perderá também a produtividade e a mobilidade de seus colaboradores, pois estes ficarão sem celular para responder um e-mail para seu cliente ou fornecedor.

Para ter qualidade e garantia de um serviço de internet saudável e sem perder recursos de mobilidade, produtividade dos funcionários e segurança nas aplicações, é preciso dimensionar o serviço de internet versus aplicações disponibilizadas dentro da sua empresa para priorizar quais são as mais importantes.

Leia também Como os colaboradores usam a internet

Abaixo algumas dicas para garantir uma internet estável e disponível para sua empresa:

Link de internet Analisar o link contratado e verificar se  atende à demanda necessária das aplicações da empresa para alguns serviços como VOIP, VPN e aplicações externas é  importante contratar um link dedicado, seguindo as recomendações de cada aplicação. O uso de mais de um link para balanceamento  trará vantagens de distribuir os serviços e aplicações para links distintos.

Firewall / Controle de conteúdo – Sites de entretenimento (Netflix e YouTube, por exemplo) acessados por determinados grupos de usuários podem ser os causadores da lentidão da rede. Por isso, é necessário que haja um controle de banda, que fará o processo de  monitoramento e distribuição do link de internet por toda a rede.

WiFi Corporativo  – É comum algumas empresas utilizarem aparelhos Wireless residenciais, o que gera uma velocidade de internet lenta ou a necessidade de reiniciar o roteador com frequência. Ao adquirir um aparelho corporativo é possível segmentar a rede WiFi para celulares e dispositivos móveis, sem comprometer o link principal.

Além dos pontos citados acima, outros também precisam ser avaliados como, por exemplo, a velocidade do switch e se a empresa possui um antivírus corporativo dentro de suas necessidades, entre outros.

Precisa de auxílio para melhorar a internet da empresa?

Caso tenha se identificado com este problema ou algo similar, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Nós estamos preparados para prestar o auxílio que você necessita e implantar as soluções que otimizarão o uso da internet em sua empresa.