Evite senhas com padrões sequenciais
Normalmente são fáceis de lembrar, mas acabam sendo também as mais rápidas de serem descobertas. Evite então sequências como: 123456, abcdef, abc123, qwerty ou a1b2c3.
Não deixe as senhas expostas
Depois de criada a senha, evite anotá-las em post-it e deixá-lo colado perto do seu equipamento.
Assim, fica fácil que qualquer pessoal tenha acesso às suas senhas. Se você precisa anotar para não esquecer, opte por guardar o papel em um lugar escondido ou crie um código para que você saiba que aquilo é uma senha, mas que outras pessoas não desconfiem disso.
Evite compartilhar com terceiros
Outro erro que é muito cometido pelas pessoas a fim de assegurar que suas senhas não serão esquecidas, é contando-o para alguém.
Por mais que você confie na pessoa, essa não é a melhor saída. Lembre-se que a senha é pessoal e intransferível. Quanto mais gente souber, maiores são as chances de ela ser descoberta por alguém mal-intencionado.
Use símbolos ou espaço
Muito se engana quem acha que as senhas devem ser compostas só de números e letras, ou por uma mistura de ambos.
Você pode (e deve) usar também símbolos como @ ? * !. Intercalar esses caracteres com números e letras redobram a segurança de sua conta. Dependendo do site, usar letras maiúsculas e espaço na formação do código também é permitido (e recomendado).
Não crie senhas curtas
Quanto mais longa for sua senha, maior a dificuldade de descobri-la.
Uma senha de apenas seis caracteres, composta por letras minúsculas, pode ser desvendada em minutos. Se ela tiver maiúsculas também, a dificuldade aumenta um pouco, mas ainda assim, em poucas horas o hacker é capaz de descobrir o mistério, nem tão misterioso assim.
Já uma senha de nove caracteres, que inclua letras maiúsculas e minúsculas, levará aproximadamente 178 anos para ser descoberta. Que diferença, não?
Você comete algum desses erros com suas senhas? É melhor corrigi-los já!
E se o serviço que irá acessar possuir 2 fatores de autenticação, melhor ainda. Trataremos deste ponto em outro artigo.
Como curiosidade, abaixo lista das 25 piores senhas levantadas por uma empresa de segurança da informação americana:
E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.