O Microsoft PowerPoint é uma das ferramentas da Microsoft mais utilizados do mundo, uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração dos mais diversos tipos de apresentações.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas que lhe ajudarão a tirar melhor proveito do PowerPoint:

1 – Oculte a apresentação sem sair do PowerPoint

Durante a apresentação de slides, você pode deixar a tela do PowerPoint totalmente preta ou totalmente branca. Esse recurso é útil para, por exemplo, fazer os expectadores prestarem atenção em algo que você tem em mãos. Para isso, faça o seguinte:

– Para deixar a tela toda preta, pressione a tecla E em seu teclado;
– Para deixar a tela toda branca, pressione a tecla C em seu teclado;
– Para voltar à apresentação de onde ela parou, simplesmente pressione qualquer tecla.

2 – Volte ao início da apresentação rapidamente

Suponha que você tem uma apresentação com 30 slides e lá pelo vigésimo, descobre que precisa, por algum motivo, começar a apresentação novamente. Para voltar ao início (ao primeiro slide), simplesmente pressione os botões esquerdo e direito do mouse ao mesmo tempo por dois segundos.

3 – Cuidado com a escolha das fontes

Você criou uma apresentação muito bacana, mas ao abri-la em outro computador, percebeu que uma das fontes que escolheu é diferente. Isso certamente ocorreu porque essa fonte não está instalada no computador em questão. Para evitar problemas desse tipo, utilize apenas fontes que você sabe serem comuns, como Arial, Verdana, Times New Roman e Tahoma.

4 – Não insira muito texto

Numa apresentação não é conveniente exibir slides com muito texto. A melhor opção é inserir apenas tópicos que dão destaque ao que você vai abordar. No entanto, se a inserção de textos longos realmente for necessária, divida-o em vários slides, já que mantê-lo em um slide só exigirá um tamanho de fonte pequeno, coisa que pode atrapalhar a leitura de quem está longe da tela.

5 – Mova itens nos slides com precisão

Se você inseriu uma figura ou um objeto qualquer em um slide, pode necessitar posicioná-lo de maneira precisa. Uma das formas para isso é selecionar o item e movimentá-lo usando as teclas de seta do teclado. Todavia, essas teclas fazem com que o objeto dê pequenos “pulos” para se movimentar. Para fazer com que o item se mova de forma contínua, sem os pequenos pulos, selecione-o e utilize as teclas de seta mantendo o botão Ctrl do teclado pressionado. 

Dicas do PowerPoint

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um email para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.