A Pandemia causada pela COVID-19 trouxe muitas mudanças em nosso dia a dia, de uma hora para outra, inclusive o modelo de trabalho de muitas empresas. Dentre vários pontos relativos a segurança e produtividade em home office, traremos aqui mais informações sobre uma visão do gerenciamento e controle da internet.

É preciso estar alerta e tomar alguns cuidados necessários ao trabalhar de casa. Devido a liberdade e flexibilidade, surge o risco de problemas de segurança e produtividade, aos quais ocorrem quando se está fora da empresa e da rede corporativa, normalmente protegida.

Mesmo que a empresa forneça acesso VPN (rede virtual privada e criptografada), o computador do colaborador estará em uma rede doméstica ou ponto de acesso público.  Neste modelo, o tráfego de dados é geralmente dividido, ou seja, recursos internos (sistema ERP, rede de arquivos, CRM, etc) transitam pela VPN de forma segura, mas o restante não. Na navegação de sites, o colaborador estará utilizando a internet doméstica sem nenhuma restrição e segurança em seu computador corporativo.

Alguns modelos de VPN têm o filtro de navegação, mas quando não conectado a VPN, o computador também estará utilizando a internet doméstica sem proteção e filtro.

Veja mais nesse artigo sobre VPN: https://ravel.com.br/blog/o-que-e-vpn/

Quais os riscos na utilização de rede doméstica ou pública?

Quando não estamos em plataformas empresariais, boa parte do tempo estamos conectados à internet acessando diversos conteúdos, pesquisando e realizando downloads. Sem percebermos, podemos acessar algum site considerado inseguro que contenha algum malware ou código malicioso, que pode infectar o computador. Às vezes, de maneira quase imperceptível, podendo levar ao sequestro de dados.

Veja mais nesse artigo sobre  roubo de dados: https://ravel.com.br/blog/ja-pensou-como-o-sequestro-de-dados-pode-prejudicar-o-seu-negocio/

O acesso indevido ou excessivo a sites de redes sociais, de compras, comunicadores, e outras plataformas, além da segurança, pode comprometer o rendimento e a produtividade do colaborador, afinal ele está em casa e pode dar aquela olhadinha no Facebook, Twitter e até mesmo em site de jogos online, entre outros, que tiram o foco e a atenção.  E mesmo fora do horário de trabalho, o colaborador pode utilizar o computador da empresa para acessar qualquer tipo de site, sendo para divertimento, relacionamento e até mesmo com temáticas ilegais.

Controle da internet em home office?

Citamos algumas situações e vulnerabilidades em trabalho home office com o uso de rede doméstica. Há outros pontos que podem ser considerados como vulnerabilidade em ambiente home office, mas neste artigo falaremos especificamente da proteção com relação ao uso de rede doméstica e pública.

Para proteção e navegação segura, aplicamos a implementação do Web Protection, uma camada adicional de segurança que filtra a navegação em nível de End Point. Ou seja, funciona como a última camada de comunicação do computador, permitindo que os colaboradores usem a internet com total segurança, pois evita e bloqueia acessos considerados inseguros.

controle da internet em home office

Na imagem acima temos um exemplo das políticas de segurança que impedem acessos a destinos classificados como inseguros.

Na mesma plataforma, é possível criar políticas de conteúdo que impedem que o usuário acesse conteúdos impróprios e sites diversos, como exemplo: sites de rede social e outros que tiram o foco e atenção, a plataforma permite gerar relatório de acesso individual permitindo ao gestor analisar a produtividade através do conteúdo acessado.

segurança da internet em home office

Acima um relatório de uso de um colaborador durante 30 dias, que pode ser consultado diariamente de forma online e por períodos.

Com esta solução de gerenciamento de acessos a conteúdo, você consegue permitir que os usuários acessem somente as informações e sistemas que realmente precisam, de dentro e fora de sua organização, além de proteger os dados corporativos contra ataques que causam sérios prejuízos.  Isso vai muito além de uma questão de somente de segurança porque a governança está cada vez mais em evidência (LGPD).

Veja mais nesse artigo sobre LGPD: https://ravel.com.br/blog/sua-empresa-esta-preparada-para-a-lei-geral-de-protecao-de-dados-lgpd/

Sua empresa precisa de Segurança e Proteção aos usuários em home office?

Existe um enorme desafio em proteger esses equipamentos e garantir que os usuários sigam as políticas quando utilizam os dispositivos fora da rede corporativa e ao mesmo tempo melhorar a produtividade de sua empresa.

Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas! Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.