Estamos vendo nestes últimos meses uma expansão nos projetos de migração para nuvem de documentos, sistemas e telefonia no mundo corporativo. Está se percebendo grandes oportunidades para as empresas e para os colaboradores. Abrangendo pontos de mudanças, melhorias e crescimento.

Em muitos casos, devido a pandemia, no primeiro momento a migração foi feita às pressas e sem muito planejamento. E rapidamente se percebeu um grande potencial do modelo, trazendo qualidade de vida para a equipe, que passou a ter mais tempo com a família, menos desperdício com deslocamentos e conseguindo manter a conexão e sintonia com a equipe de trabalho.

Naturalmente nem tudo são flores, nesta fase inicial muitos têm que sair da zona de conforto, do tradicional, do “sempre foi assim” e encarar este novo mundo, com novas ferramentas, novas formas de se comunicar e interagir. Desafios vencidos com treinamentos e interações frequentes para dar o apoio necessário.

Fase de Adaptação

Com esse entendimento inicial, percebeu-se a necessidade de uma preocupação maior com a segurança e gerenciamento das informações e equipamentos.

Começou-se a analisar os equipamentos em uso, verificando quais não estavam com padrões mínimos para garantir uma velocidade de trabalho e implementação de recursos de segurança necessários. Trocas de equipamentos e melhorias são necessários neste momento.

Problemas com equipamentos tendem a estressar os usuários. Importante dar as ferramentas certas para a equipe.

Um ponto de atenção frequente é a manutenção do engajamento da equipe. Buscar manter encontros frequentes, muitos de maneira bem rápida, ajudam nesse ponto. A recomendação para isso é a utilização de ferramentas corporativas especializadas de comunicação. Uma das que tem grandes benefícios neste sentido é o Microsoft Teams

Do ponto de vista do gerenciamento, ter uma Gestão de TI apta a aplicar soluções de gerenciamento remoto, como utilização de RMM, MDM, path managment, entre outros mostrou-se essencial para um ambiente seguro.

Saiba mais sobre gerenciamento de internet em ambientes remotos, clique aqui

migração para nuvem

Fase de aceleração da migração para nuvem

Nesta fase a busca é usar ainda mais o potencial deste novo ambiente para potencializar o negócio. Provavelmente sistemas ou itens da empresa que antes se consideravam “imexíveis” começam a ter planos de migração para nuvem.

Case de migração para nuvem: Clique aqui

A manutenção do engajamento continuará sendo um ponto de atenção, assim como a busca por inovações utilizando as oportunidades.

Experimentações para descobrir novas formas de utilizar os recursos, procura por novas tecnologias e mudanças em procedimentos, buscarão fazer mais com menos, de forma mais rápida e com mais disponibilidade.

A visão será de usar a nuvem para não ter dependência de estruturas. Sendo quase tudo como serviço, o conhecido XaaS, trazendo a flexibilidade e agilidade para um crescimento sustentável.

Como diria Charles Darwin “ Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”