Manter um computador seguro tem se tornado uma preocupação constante e uma necessidade, pois a cada dia estamos utilizando cada vez mais os computadores e notebooks para acessar informações do trabalho, informações pessoais e para distração em momentos de lazer.

Preocupados com a segurança do seu computador e de seus dados, vamos te mostrar agora algumas formas de reduzir os riscos ocasionados pelas ameaças online que ajudarão a evitar malwares e acessos não autorizados:

Mantenha o firewall ativo do Windows

O firewall ajuda a evitar acessos não autorizados em sua máquina, bloqueando vírus e trojans que podem ter passado pelas barreiras de segurança do antivírus. O próprio antivírus do Windows é capaz de fornecer uma barreira de segurança adicional e proteger o seu computador.

Para ativar o firewall no seu Windows é muito fácil:

  • Clique no botão Iniciar e depois em“Configurações”;
  • Na janela que abrir, clicar na opção “Atualização e segurança”;
  • No menu lateral esquerdo, selecionar a opção “Segurança do Windows” e depois clicar em “Firewall e proteção de rede”;
computador seguro firewall
  • Na janela serão exibidas as opções de rede domínio, privada e pública. Para ativar o firewall em todas as redes é necessário clicar em cima das mesmas e depois manter como “Ativado” a opção “Microsoft Defender Firewall”, conforme imagem abaixo:
computador seguro

Pronto, agora o firewall do Windows está ativo em sua máquina e ajudando a te proteger de acessos não autorizados.

Use um antivírus corporativo e mantenha ele atualizado

Mantenha um antivírus instalado e atualizado em sua máquina, pois apesar de parecer desnecessário, o seu uso é indispensável, pois ele ajuda a impedir que vírus e programas maliciosos sejam executados e acabem infectando seu computador.

Utilize um filtro de conteúdo Web

O filtro de conteúdo Web ajuda a restringir acessos a sites não confiáveis e maliciosos, impedindo que malwares sejam executados e até mesmo, impedindo o acesso a sites que permitem o download de softwares infectados e piratas.

Segurança e controle da internet em home office – Blog Ravel

Realize o backup dos seus arquivos

Realizar o backup constante dos seus arquivos ajuda a proteger os seus dados e permitir a recuperação deles em caso de invasões e problemas de hardware. Lembre-se de utilizar ferramentas que realizem o backup em nuvem ou mídis removíveis, como HD externo.

Utilize VPN para acessar os dados da empresa com segurança

Uma maneira de adquirir uma proteção extra quando se utiliza um computador particular para trabalhar é utilizar uma conexão VPN, pois ela ajuda a criar uma comunicação segura com a rede da empresa, criptografando a troca das informações e impedindo a interceptação dessa comunicação.

Utilize softwares licenciados

A utilização de software devidamente licenciados, como Windows, Office e outras aplicações, garantem acesso as atualizações do fabricante, evitando vulnerabilidades provenientes de software não licenciados ou licenciados de forma incorreta.