O Microsoft Excel é uma das ferramentas da Microsoft mais utilizados do mundo. É uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração dos mais diversos tipos de documentos.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas que lhe ajudarão a tirar melhor proveito do Excel:

1 – Alterne entre planilhas com Ctrl + Page Up ou Ctrl + Page Down

2 – Shift para selecionar

Ao pressionar Ctrl + Shift + seta direcional, é possível estender a seleção até a última célula com informação naquela direção.

3 – Clique duplo para copiar

Não é preciso arrastar a seleção para baixo para copiar uma fórmula, muito menos ir colando de célula em célula. Para fazer com que todas as células da coluna repitam a fórmula, basta dar um clique duplo no canto inferior direito da célula a ser duplicada.

4 – Fixar células

Às vezes é preciso copiar o argumento entre células e às vezes é necessário fixá-lo. Para fixar uma célula, deve-se inserir um cifrão $ antes da letra da coluna e do número da linha, porém é muito menos trabalhoso se você selecionar a célula e pressionar F4. Se pressionar a tecla mais de uma vez, o comando vai alternar entre travar célula, travar número da linha, travar letra de coluna e sem trava.

Por exemplo, a fórmula de soma das células A1 e B1 seria =A1+B1. Para fixar uma parte dela, selecione a referência da célula desejada, no caso, A1 e pressione F4, então a fórmula ficará =$A$1+B1.

5- Excluir células em branco de forma rápida

Em sua planilha, alguns dados padrão será em branco, por várias razões. Se você precisa excluir estes para manter a precisão, especialmente quando precisa fazer um cálculo de média, a maneira rápida para eliminar todas as células brancas é filtrar todas as células e excluí-las com um clique.

Escolha a coluna que você deseja filtrar, ir para: DADOS -> FILTRO

Agora no filtro criado:
– Clique na seta ao lado do nome da coluna > Desmarcar a opção (Selecionar Tudo) -> Marque a opção (vazias) ou (Blanks em inglês)-> Clique em Ok
– Exclua as linhas em branco.

*Atenção: Só exclua a linha inteira se realmente tiver a certeza de que não há outros dados importantes em outras colunas.

Dicas do Excel

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um email para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.