Você chega no trabalho, ainda com sono, e enquanto toma seu café, se lembra do seu travesseiro que “quase te amarrou” na cama, então você vai até a sua mesa, liga seu computador, está prestes a começar seu trabalho, foi dada a largada e…. plim! – Você recebe uma notificação no seu celular, acaba abrindo a mensagem, afinal, é apenas uma mensagem, que mal há nisso? Principalmente por ser seu amigo, dizendo que lançou o mais novo modelo do seu celular favorito. A empolgação é enorme, então é claro que você precisa procurar mais sobre isso, e pesquisar na internet valores, modelos, quando será o lançamento e tudo mais! Enquanto pesquisa, você tranquilamente bebe a sua água, e como resultado, sente aquela vontade de ir ao banheiro, e ao retornar, seu colega ao lado te mostra um vídeo engraçado, emendando em uma conversa informal de como foi o seu final de semana, quando finalmente senta em seu lugar, coloca seu fone de ouvido e começa a viajar nas batidas de suas músicas. Mas, e o seu trabalho? Onde foi parar a sua função?

procrastinação

Se você se identificou com isso, você precisa tomar providências urgentes a respeito do mal de muitos: a procrastinação.

Estudos comprovam que o ato de procrastinar, é um mecanismo primitivo de nosso psicológico, para nos defender da ansiedade ou alguma sensação ruim, ao realizar alguma tarefa, pois quando nossas mentes sentem que algo disso pode acontecer, tendemos a adiar nossas tarefas, procurando evitar esses sintomas, pois quando isso acontece, tal parte primitiva do nosso cérebro toma conta, e para buscar fugir de tarefas que parecem ser pesadas ou até mesmo desafiadoras, nos lançam para o lado oposto, onde procuramos nos divertir e nos distrair.

tecnologia e procrastinação

Com o avanço da tecnologia, é normal estarmos sempre antenados, principalmente porque as informações sempre surgem com uma velocidade fora do comum, e a cada momento, recebemos uma enxurrada de novidades. Embora isso seja bom, é de extrema importância sabermos controlar a forma com que isso nos impacta, pois do contrário, ficamos à mercê dessa maré, parados à deriva, enquanto recebemos onda após onda disso.

procrastinar

A ligação de informações é enorme

Por isso, sempre um assunto é o suficiente para atrelar outros, nos prendendo de forma sutil. A procrastinação sempre existiu, mas com a facilidade que temos de nos “divertir” de forma simples, permite com que entremos nesse mal, a ponto de atrasarmos tarefas, e perdermos tempo de forma imperceptível.

Uma olhadinha nas redes sociais, aquela notícia da semana, ver os lances do jogo de domingo. Tudo isso era muito mais restrito a algum tempo, porém, hoje você pode fazer tudo isso, direto da tela do celular, e se não fizermos bom uso de tais ferramentas, elas se tornam armas perigosas, viradas para nós mesmos, 5 minutos podem parecer inofensivos, mas é como diz o ditado “De grão em grão, a galinha enche o papo”.

Vendo tudo isso, darei algumas dicas para mudar esses hábitos e também de como evitar a chegar nesse ponto crítico:

  • Subestimar a complexidade da tarefa, não dando a atenção devida, a algo que deveria ter um cuidado maior;
  • Acreditar que precisa estar no “clima” para realizar a sua tarefa, quando na verdade, é uma obrigação;
  • Não reservar tempo suficiente e subestimar a tarefa a ser realizada;
  • Deixar em segundo plano suas tarefas e atividades pessoais.

Evite tudo isso! Dê o tempo certo para a sua tarefa, e toda a sua atenção a ela, fazendo o que for necessário para realiza-la, não podemos esperar por uma iluminação para que o problema seja solucionado, não inverta os valores, ocupando o seu tempo, com coisas pessoais, que não deveriam ser pauta durante o seu expediente, principalmente, quando se trata de coisas como redes sociais, jogos, músicas, notícias e etc. Claro que não somos robôs, a ponto de não tomarmos fôlego e um café, mas não somos pagos para fazermos o que deveríamos estar fazendo em casa.

SEM DRAMA!

  • Chega de “mimimi” e encare seu trabalho, afinal, seu tempo está sendo pago para isso, ou não?
  • Chega de “oh céus, oh vida”, pare de reclamar e ficar achando que tudo vai dar errado ou que será difícil, isso só irá te atrapalhar!
  • Faça seu trabalho, sem fazer corpo mole, e faça o melhor!

ENTENDA O QUE VOCÊ VAI GANHAR COM ISSO

Procrastinadores precisam de reforço em sua rotina, pois do contrário, irão se perder com vídeos de piadas, imagens divertidas e conversas paralelas e qualquer coisa, seja mínima, irá tirar sua atenção. É muito importante realizar suas tarefas, mostrando o seu rendimento para a empresa, afinal, seus resultados, são as propagandas que vendem a si próprio.

DESLIGUE TODAS AS NOTIFICAÇÕES DE SEU CELULAR

Um dos maiores problemas, pode estar em suas mãos neste momento. Então, enquanto estiver trabalhando, deixe o seu aparelho no silencioso, desative as notificações das redes sociais, deixe isso de lado, pois isso não é prioridade para suas tarefas.

DÚVIDA CRUEL

Por muitas vezes, alguma tarefa é deixada de lado ou adiada, por não saber resolver. Saiba dos seus limites, e quando ele for atingido, busque ajuda para sanar suas dúvidas.

RECEIO

Alguns deixam de realizar tarefas, por não ter a certeza do que será feito ou do que pode acontecer, e então, não buscam ajuda, deixando de lado as suas obrigações.

Não podemos esquecer que quando nos é dada uma tarefa, devemos cumpri-la, ou encontrar pessoas que possam nos auxiliar nesse caminho. Quando estamos à disposição de uma empresa, devemos ter o foco principal em executar o que nos é proposto, visto que a empresa está nos pagando pelo tempo que estamos prestando, por isso, nossa prioridade, é cumprir as nossas obrigações, com afinco e excelência.

Se você domina a arte da procrastinação, que tal aplicar as táticas supracitadas, e conseguir combater esse mal? Siga essas dicas, pois, no fim das contas, para vencer a procrastinação é necessária ação e energia, pois quanto mais você procrastinar, pior vai ficar.

E se você quiser enviar uma sugestão de tema para que façamos uma dica ou até mesmo enviar uma dica interessante completa, envie um e-mail para dicas@ravel.com.br. Será um prazer ouvi-lo, colaborar e compartilhar.