Será que somos seres dessa vida digital? Bem esta é uma pergunta que as novas gerações têm levantado. Mas efetivamente não somos. Do ponto de vista biológico, ainda estamos entendendo estes novos recursos e nos adaptamos a eles.

Um exemplo disso são as dores no corpo principalmente no pescoço em função do uso excessivo dos smartphones. Nosso corpo sofre as dores pelo uso destes equipamentos.

Mas bem mais profunda que as dores do pescoço, nossa mente praticamente não para em função da quantidade de informações que estes dispositivos lançam em nossos olhos, ouvidos e sensações.

Neste artigo, quero colocar a você algumas sugestões sobre como dosar a tecnologia do dia a dia para que você possa fazer bom uso dela sem perder literalmente o dia todo em função destes equipamentos.

Antes de mais nada, mesmo aqueles que trabalham com um smartphone à mão, devem estar atentos aos pontos que coloco a seguir.

POR QUE ESTAMOS EXCESSIVAMENTE CONECTADOS EM NOSSOS CELULARES?

Esta é uma pergunta que muitas pessoas têm feito nestes últimos anos. Nosso envolvimento diário com estes equipamentos tem feito muito estrago em relacionamentos ou mesmo gerado prejuízos em perda de emprego ou acidentes de carro.

Não estou exagerando, muita gente tem se perdido e criado grandes problemas para si e para outras pessoas por não saber o limite do uso dos celulares.

Precisamos lembrar que estes equipamentos foram criados justamente para que caibam em nossas mãos de maneira confortável, gerem uma experiência incrível e tenham muitas funções e softwares para que você não pare de usar.

Ferramentas como o Whatsapp, tornaram-se essenciais para o nosso cotidiano, mas mesmo estas ferramentas, devem ter seu controle quanto ao uso e dedicação a elas.

Lembro de uma apresentação que estive presente anos atrás onde um dos maiores fabricantes de celulares do mundo, dizia que estes equipamentos são criados para serem como bichos de estimação.

Damos de comer (Carregamos eles), cuidamos com carinho e não nos separamos. Quando os perdemos, temos crises de abstinência. Pode ser exagerado para você, mas esta é a verdade.

Vida digital equilíbrio entre uso e excesso

A VIDA DIGITAL BEM ALÉM DO SMARTPHONE

Os celulares não são os únicos vícios da vida digital em tempos modernos. A criação do streaming como temos hoje, causa em muitos casos mais dependência do digital do que o próprio celular.

Dias desses, um amigo, simplesmente ficou com desidratação e precisou ir para o médico porque maratonou uma série em um final de semana.

Ele passou mais de 20 horas sem levantar-se do sofá..

Parece loucura? Não é! Tem gente ficando doente por causa do Netflix, HBO, Amazon Prime etc. Esteja atendo ao número de horas que você fica em frente ao seu televisor vendo séries. Exagerar nisso pode ser tão prejudicial a ficar com o celular na mão enquanto todos estão falando com você presencialmente.

OS ALGORITMOS FORAM CRIADOS PARA VICIAR VOCÊ

Cabe pontuar neste artigo que os algoritmos que norteiam não apenas as redes sociais mas os buscadores como o Google e até as técnicas de vendas na vida digital, foram criados para viciar você.

Quando você busca por um livro ele depois passa a perseguir você em diversos momentos ofertando-o para sua compra ou outros. Essas são técnicas do marketing moderno que persegue e oferta tudo que se relaciona a este produto.

O mesmo vale para sites acessados, viagens, apartamentos e tudo que consultamos. Estes algoritmos não são do mal, mas foram criados para perseguir o que você der sinais que são temas agradáveis a você.

equilíbrio entre uso e excesso

CRIE PAUSAS, LEIA UM LIVRO

Uma boa dica é criar momentos para literalmente se desintoxicar do digital. Fica longe dos equipamentos digitais e tenha momentos regulares em seu dia de afastamento deles.

No começo, fique dez minutos por hora longe deles, mas você pode aos poucos criar momentos com maior tempo de distância.

Perceba-se como você se sente quando está longe dos equipamentos. Outra dica é ler um livro nestes momentos de pausa. Pode parecer pouco mas ler cinco páginas a cada duas três horas em um dia, pode representar 20 páginas no dia.

100 páginas em uma semana ou seja um livro média a cada duas semanas, isso não é pouco.

Estas pausas, criam um momento importante para o cérebro. Ele precisa dessas pausas. Sua memória irá melhorar assim como conexão com as demais pessoas.

Tente, não desista, o começo pode ser mais pesado ao longo dos dias e semanas serão mais fáceis . Uma última dica é forçar-se a ir em eventos presenciais ou não trabalhar remotamente todos os dias da semana. Intercale dias remotos com presenciais. Eventos, auxiliam muito esta conexão com outras pessoas.

O CONTATO HUMANO É A MELHOR CONEXÃO POSSÍVEL

Somos seres humanos! Reforçar este ponto é importante. Não somos máquinas. Precisamos nos conectar com outras pessoas e não estar o tempo todo no digital.

Eventos, trabalho presencial podem ajudar, mas abra-se a estar realmente conectado com as pessoas que te cercam.

Desligue o celular em reuniões. Anote em papel os pontos de uma reunião, não use o celular. Lembre-se, as pessoas à sua frente são mais importantes do que aquelas que estão no Whatss.

Minha sugestão? Marque um momento conosco presencial para nos conhecermos.

Forte abraço e até o próximo conteúdo.

Para mais dicas, acesse: Dicas e boas práticas – Blog Tecnologia – Ravel

tecnologia ao seu favor