A consultoria especializada IDC apresentou recentemente um estudo sobre o impacto do coronavírus no mercado de tecnologia. Inevitavelmente será bem impactante neste ano, com redução de cerca de US 15 bilhões na América Latina e uma retomada mais acentuada para o ano de 2021.

O estudo também traz as tecnologias e tendências que se destacarão, tanto neste momento, quanto as que terão uma retomada mais acelerada. Acreditamos que esta visão pode ajudar a perceber movimentos que ajudarão as empresas a superar este momento e ser mais eficientes.

Oportunidades da crise

Do ponto de vista corporativo, o estudo analisou oportunidades que foram vistas na experiência da China. Como destaque percebemos: aceleração da transformação digital, principalmente no sistema de saúde e aumento de serviços e negócios sem ponto de contato. Algumas das situações práticas que podemos visualizar este impacto do coronavírus no mercado de tecnologia são: escritórios remotos, educação online e e-commerce.

E abaixo listamos algumas das tecnologias que trazem impactos positivos na mudança que estamos passando:

  • Ferramentas de Comunicação Unificada;
  • Virtualização e colaboração;
  • Serviços em nuvem;
  • Segurança;

Saiba mais sobre Comunicação Unificada em: https://ravel.com.br/comunicacao-unificada-em-nuvem

Outra aposta que o estudo da consultoria traz é de “impacto forte em servidores e armazenamento, que já traziam tendência de queda que agora deve ser acentuada”, de acordo com Luciano Ramos, gerente de consultoria e pesquisa de enterprise da IDC Brasil. Por outro lado, serviços baseados em nuvem como infraestrutura, plataforma ou software como serviço (IaaS, PaaS ou SaaS, na ordem) devem permanecer em alta.

Futuro do trabalho

impacto do coronavírus no mercado de tecnologia

Como percebe-se no quadro acima, esta transformação vai impactar a cultura, forma de colaboração e ambientes.

O impacto do coronavírus no mercado de tecnologia traz algumas recomendações para gestores de negócios. Abaixo algumas:

  • Se o planejamento de cenários não era uma prática comum, comece a institucionalizá-la;
  • Busque infraestruturas e plataformas baseadas em nuvem que permitam um trabalho remoto com colaboração, segurança e gerenciamento;
  • Não tome decisões drásticas de curto prazo que possam impactar sua competitividade no médio ou longo prazo.
  • Avalie como a tecnologia pode ajudar na redução de custos e no aumento de produtividade;