Procedimento para resolução de problemas em clientes de VPN que usam Open VPN:
1 – Verifique se o ícone da VPN está ativo na barra de tarefa, caso esteja siga o
passo 3.
![resolução de problemas em clientes de VPN que usam Open VPN](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-20.png)
2 – Caso não esteja ativa, execute o ícone Open VPN em sua área de trabalho;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-21.png)
3 – OpenVPN GUI irá aparecer na lista de tarefas do Windows. Clique com o botão
direito do mouse em “Conectar”
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-22.png)
4 – Insira seu Username e Password para autenticação, ou clique em “ok” caso já
esteja preenchida;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-23.png)
5 – Se apresentar a informação abaixo a conexão foi estabelecida com sucesso;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/vpnconectada.jpg)
6 – Caso apresente o erro abaixo ou falha na conexão, siga o procedimento no
passo 7;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-26.png)
7 – Clique em “desconectar” imagem acima, e faça o processo abaixo.
- Clique no botão iniciar do windows, selecione a opção executar e digite o comando: ncpa.cpl
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-27.png)
- Caso você utilize o windows 10, você pode em ir em pesquisar e digitar: ncpa.cpl
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-28.png)
- Após clicar nas opções acima, irá apresentar esta imagem abaixo , identifique a placa de rede
aonde tem a descrição TAP-Windows Adapter;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-29.png)
- Clique com o botão direito sobre o icone com a descrição TAP- Windows Adapter, e selecione
a opção desativar e ativar em seguida;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-30.png)
- Ative em seguida;
![](https://ravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/03/image-31.png)
- Após este procedimento repita o passo 3;
8 – Mesmo realizando os processos acima, você ainda continua com
problema? Reinicie seu computador e seu modem de internet e repita o passo 3.
9 – Mesmo realizando o passo 8, você continua com problema?
Entre em contato com o suporte Ravel, informando as etapas
realizadas.